ARTICLE
4 September 2023

Sócio de Bancário fala sobre pirâmides financeiras à PEGN

Nosso sócio de Direito Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais, António Aires, concedeu entrevista à revista Pequenas Empresas & Grande Negócios para abordar os esquemas de pirâmides financeiras...
Brazil Tax
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Nosso sócio de Direito Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais, António Aires, concedeu entrevista à revista Pequenas Empresas & Grande Negócios para abordar os esquemas de pirâmides financeiras, trazidos à tona pelo caso da 123milhas. As pirâmides financeiras são uma estrutura fraudulenta em que os participantes são induzidos a fazer um investimento em um determinado produto ou serviço, sem receber nenhum dos benefícios prometidos em troca.

Para Aires os principais alvos desse esquema tendem a ser pessoas que desconhecem o funcionamento do mercado financeiro e de capitais, portanto não percebem os sinais de ilegalidade até o sistema acabar por falta de investidores.

“No começo, tudo funciona muito bem, pois, com esses retornos, muitas pessoas investem, permitindo que o fraudador pague os retornos prometidos para os primeiros investidores”, explicou ele à revista. “Até que os investidores começam a resgatar o dinheiro em um ritmo e volume maior do que a entrada e, nesse momento, o esquema de pirâmide desaba.”

A reportagem da Pequenas Empresas & Grandes Negócios também trata da CPI das Pirâmides Financeiras, que pretende convocar os donos da 123milhas para uma sabatina com os parlamentares do grupo.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More