ARTICLE
16 December 2015

Ministério Das Comunicações Abre Consulta Pública Para Revisão Do Marco Regulatório De Telecomunicações

MF
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados

Contributor

Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
No dia 23 de novembro de 2015, o Ministério das Comunicações publicou consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre o atual modelo de prestação de serviços de telecomunicações.
Brazil Media, Telecoms, IT, Entertainment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

No dia 23 de novembro de 2015, o Ministério das Comunicações publicou consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre o atual modelo de prestação de serviços de telecomunicações.

Diante da estagnação da demanda pelo serviço de telefonia fixa e do crescente interesse nos serviços que viabilizam o acesso à internet, o desafio é rever o atual modelo regulatório, de modo a reavaliar as obrigações impostas às concessionárias do serviço de telefonia fixa, bem com definir as medidas regulatórias a serem adotadas para fomentar a expansão do acesso à internet.

A consulta pública apresenta uma série de perguntas destinadas a obter contribuições quanto às possíveis soluções aos atuais obstáculos regulatórios do setor. Essas perguntas estão divididas em cinco eixos:

  • Eixo 1 – Objeto da Política Pública, que indaga, dentre outros, quais deveriam ser as politicas públicas quanto à banda larga fixa e móvel, bem como qual tratamento a ser dispensado ao serviço de telefonia fixa (STFC) quanto às metas de universalização;
  • Eixo 2 – Política de Universalização, na qual se discute modernização da legislação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – FUST e a possibilidade de subsídio do usuário final;
  • Eixo 3 – Regime Público vs. Regime Privado, que questiona a necessidade de manutenção dos regimes público e privado, e indaga quais mecanismos deveriam ser utilizados para promover a ampliação do acesso a serviços considerados essenciais;
  • Eixo 4 – Concessão, na qual se questiona, dentre outros, a necessidade de manutenção dos contratos de concessão, o tratamento a ser dispensado aos bens reversíveis utilizados para prestação de outros serviços e como assegurar a viabilidade econômica das concessões frente à concorrência de empresas autorizadas e provedores de aplicações Over the Top (OTT); e
  • Eixo 5 – Outros temas, no qual é possível sugerir outros temas a serem abordados nesse contexto de ampla revisão do modelo regulatório.

As contribuições à consulta pública poderão ser enviadas até o dia 23 de dezembro de 2015 por meio do site www.participa.br/revisaodomodelo.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More