ARTICLE
4 January 2022

Em Decisão Inédita E Unânime, STJ Entende Que Operadoras De Satélite Não Prestam Atividade De Telecomunicações, Não Devendo Recolher Icms Sobre A Atividade

Em 14/12/2021 a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por ocasião do julgamento dos Recursos Especiais 1474142/RJ e 1473550/RJ, que operadoras de satélite não prestam...
Brazil Media, Telecoms, IT, Entertainment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Em 14/12/2021 a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por ocasião do julgamento dos Recursos Especiais 1474142/RJ e 1473550/RJ, que operadoras de satélite não prestam serviços de telecomunicações, razão pela qual não devem recolher ICMS sobre a atividade.

O principal argumento acatado pela Corte foi o de que um satélite é o equivalente espacial a uma torre de transmissão e que não transmite conteúdo, configurando uma infraestrutura “meio” utilizada pela prestadora de serviço, que seria a efetiva propagadora de conteúdo, e, portanto, contribuinte do imposto.

Com a decisão, o entendimento do STJ passa a estar em linha com as disposições previstas nas normas da Anatel, especialmente àquelas dispostas na Resolução 73/98, que expressamente dispõe que o provimento de capacidade de satélite não constitui serviço de telecomunicações.

A decisão produz efeito apenas para as partes nos processos, constituindo, no entanto, importante precedente para o setor.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More