ARTICLE
9 December 2021

STF Declara Inconstitucionalidade Da Alíquota De ICMS De 25% Sobre Telecomunicações E Energia Elétrica

Na última segunda-feira, 22/11, o Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento do Recurso Extraordinário nº 714.139, declarando a inconstitucionalidade da alíquota de ICMS sobre os serviços de telecomunicação e energia elétrica aplicada ...
Brazil Media, Telecoms, IT, Entertainment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Na última segunda-feira, 22/11, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento do Recurso Extraordinário nº 714.139, declarando a inconstitucionalidade da alíquota de ICMS sobre os serviços de telecomunicação e energia elétrica aplicada pelo Estado de Santa Catarina. A alíquota do imposto no Estado é de 25% sobre estes itens, mas de 17% sobre os demais.

O tema foi discutido em sede de repercussão geral (Tema nº 745), tendo sido vencedora a tese proposta pelo relator, ministro Marco Aurélio. Segundo o magistrado, cujo voto foi acompanhado por outros 7 ministros, diante da sua essencialidade, os serviços de telecomunicação e a energia elétrica devem ser tributados à alíquota geral de 17%.

A tese definida foi a de que: "adotada, pelo legislador estadual, a técnica da seletividade em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços".

A decisão não torna sem efeito a lei catarinense ou outras normas estaduais, mas, por ter repercussão geral, vincula o Poder Judiciário, o que significa que o entendimento deverá ser aplicado no julgamento de ações similares, e poderá ser estendido para discussões envolvendo outros Estados que também adotem a seletividade e atribuam alíquotas maiores que a padrão para os serviços de telecomunicações e para a energia elétrica.

Ainda é possível que haja pedido de modulação de efeitos da decisão para que se lhe atribua efeitos somente para o futuro. Entretanto, o fato de a maioria dos Ministros terem acompanhado o voto do relator, que não tratou da modulação, mesmo após os votos dos Ministros Dias Toffoli e Nunes Marques, que propuseram expressamente que a decisão passasse a produzir efeitos apenas a partir de 2022, pode indicar a rejeição pela Corte de eventual proposta nesse sentido, o que impediria uma nova discussão pelo Tribunal em relação ao tema.

Entendemos que a decisão é positiva ao aplicar efetivamente o princípio da seletividade previsto na Constituição, tema no qual a jurisprudência do STF sempre se mostrou tímida, podendo ser uma oportunidade interessante aos consumidores e prestadores desses serviços (a depender das circunstâncias).

Essa decisão abre ainda a possibilidade de discussão de teses subsidiárias, igualmente pautadas no princípio da essencialidade e da seletividade do ICMS, como, por exemplo, a da (in)constitucionalidade da cobrança do adicional de até 2% de ICMS sobre prestações de serviços de telecomunicação para o financiamento dos chamados Fundos Estaduais de Combate à Pobreza.

É recomendável uma análise da operação da empresa, para verificar eventuais oportunidades de recuperação ou redução tributária.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More