ARTICLE
28 October 2019

Entra em vigor o novo marco regulatório de telecomunicações

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
O Projeto de Lei nº 79, de 2016, que criou um novo marco regulatório para o setor de telecomunicações, foi sancionado, sem vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro. A Lei nº 13.879 entrou em vigor em 04 de outubro de 2019.
Brazil Media, Telecoms, IT, Entertainment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Telecomunicações e Tecnologia da Informação

O Projeto de Lei nº 79, de 2016, que criou um novo marco regulatório para o setor de telecomunicações, foi sancionado, sem vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro. A Lei nº 13.879 entrou em vigor em 04 de outubro de 2019.

Em linhas gerais, a nova lei concede às atuais concessionárias de telefonia fixa a prerrogativa de adaptar os seus contratos do regime de concessão para o de autorização. A adaptação de concessão para autorização deverá ser solicitada pela concessionária e dependerá de aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Como contrapartida à migração de concessão para autorização, as concessionárias deverão, entre outras condições, assumir compromissos de investimentos para expansão dos serviços de banda larga fixa, em especial em áreas sem competição adequada para esses serviços, a fim de minimizar lacunas e desigualdades entre as regiões brasileiras.

Vale ressaltar que o processo para a adaptação do regime de concessão para o de autorização, bem como os critérios para calcular os compromissos de investimentos para a migração de regime, ainda precisam ser regulamentados pelo Governo Federal e pela ANATEL.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More