ARTICLE
30 August 2024

Imasul intensifica fiscalização e prorroga prazo para logística reversa

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) reforçou a fiscalização sobre o cumprimento da logística reversa no Estado.
Brazil Environment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

O prazo para apresentação dos relatórios relativo ao ano de 2022 foi prorrogado para 10 de dezembro de 2024

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) reforçou a fiscalização sobre o cumprimento da logística reversa no Estado. Empresas que não apresentaram os relatórios de 2020 e 2021 foram autuadas, com multas que podem chegar a R$ 100 mil.

Novas regras e prazos

O Decreto Estadual nº 16.089/2023 estabeleceu novas regras para a logística reversa em Mato Grosso do Sul, incluindo a obrigatoriedade de cadastro no Sisrev-MS e a apresentação de relatórios anuais de desempenho. Além disso, o Estado prorrogou para 10 de dezembro de 2024 o prazo para a entrega do relatório referente ao ano-base 2022.

Em julho deste ano, o Imasul autuou centenas de empresas sob a alegação de não apresentação de relatórios relativos aos anos-base 2020 e 2021. O não cumprimento da regularização ou a não apresentação de defesa pode acarretar multa de R$ 100.000 (cem mil reais), sem prejuízo de outras medidas. De acordo com o Imasul "Mais de 200 empresas de vários estados da federação já foram autuadas somente nesta semana, totalizando a aplicação de mais de 20 milhões de reais em multas. Já para os anos-base de 2021, 2022 e os próximos, serão aplicadas as sansões previstas no Decreto 16.089/2023, caso haja o descumprimento das obrigações previstas."

Em caso de descumprimento, poderão ser aplicadas as penalidades previstas na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal nº 6.514/2008.

Nos últimos anos, o Imasul tem convocado empresas, por meio de Portarias, a comprovar a implementação do Sistema de Logística Reversa, sendo que em 2022 foram retornados pelo Sisrev-MS cerca de 20 mil toneladas de embalagens em geral (de acordo com os dados.

A prorrogação do prazo para entrega dos relatórios é uma maneira de fazer com que as empresas se regularizem, mas essa medida não se mostrou eficiente em 2023 e muitas empresas foram advertidas pelas Portarias do IMASUL. As autuadas reclamam que não foram adequadamente notificadas da obrigação, e agora contestam a aplicação das penalidades, muitas alegando que não estão sujeitas a tal obrigação.

As empresas que atuam no Estado devem estar atentas às exigências legais e garantir o cumprimento das obrigações de logística reversa, inclusive aproveitando o prazo prorrogado para se regularizarem, se for o caso, ou caso tenham sido advertidas pelo IMASUL e não estejam sujeitas a tal obrigação, para evitar aplicação de penalidades indevidas.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More