O sócio de Direito Trabalhista do KLA Paulo Chubba participou da mesa-redonda "NR-1 e os desafios do RH", promovida pela área de Soluções em RH da Bernhoeft, nesta quinta-feira (10), em São Paulo.
O encontro reuniu um grupo multidisciplinar de especialistas das áreas jurídica, médica, de engenharia e ergonomia para discutir os impactos das recentes alterações na Norma Regulamentadora nº 1 sobre a avaliação de fatores psicossociais no ambiente de trabalho.
Com a presença de representantes de diversos setores da indústria — como química, energia, metalurgia e finanças —, o debate abordou as exigências legais, os riscos jurídicos e as boas práticas para gestão e monitoramento de riscos operacionais a partir de diferentes perspectivas técnicas e institucionais.
Entre os principais temas discutidos estiveram:
- A inclusão da gestão de riscos psicossociais na regulamentação trabalhista;
- O impacto da NR-1 na saúde mental dos colaboradores e nas responsabilidades do RH;
- Adoção de medidas preventivas para redução de riscos emocionais;
- Estruturação de programas internos alinhados às novas exigências legais;
- Consequências do descumprimento da norma e eventuais penalidades.
"A atualização da NR-1 impõe uma nova agenda ao RH e ao jurídico trabalhista. Ela exige um olhar mais atento à saúde mental dos colaboradores e à responsabilidade das empresas em promover ambientes de trabalho seguros também do ponto de vista psicológico", afirma Paulo Chubba.
A mesa-redonda marcou mais um passo no debate sobre a modernização das normas trabalhistas e reforçou o papel estratégico do compliance legal e das políticas de saúde corporativa na rotina das empresas.