ARTICLE
1 February 2019

Ambiental, Rio de Janeiro – Resíduos: mudança na Política Estadual de Resíduos Sólidos

Em 22 de janeiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro a Lei nº 8.298 de 21/01/2019 ("Lei") ...
Brazil Environment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Em 22 de janeiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro a Lei nº 8.298 de 21/01/2019 ("Lei") alterando a Lei nº 4.191 de 30/09/2003, que estabeleceu a Política Estadual de Resíduos Sólidos. A nova Lei define normas para disposição de resíduos sólidos em área de aquífero, além diretrizes para aterros sanitários novos e existentes.

O objetivo do ato normativo é a regulamentação do funcionamento dos aterros sanitários no Estado do Rio de Janeiro, determinando regras para o tratamento de chorume, entre outras obrigações.

De acordo com a nova Lei, os novos aterros sanitários só poderão receber resíduos sólidos com a licença de operação (LO) definitiva emitida pelo órgão estadual ambiental. Além disso, o sistema de tratamento de chorume deve estar em adequadas condições de operação. Dessa forma, torna obrigatória a elaboração de um sistema de tratamento de chorume para os novos aterros sanitários. Nos aterros sanitários já existentes que não possuam sistema de tratamento de chorume, o órgão estadual competente estabelecerá condições para sua execução.

Dentre as alterações promovidas pela nova norma, destacam-se:

  1. Parâmetro de referência para o dimensionamento dos aterros sanitários;
  2. Parâmetro de referência para dimensionar o armazenamento de chorume em lagoas, diques ou outras formas;
  3. A fiscalização do órgão estadual sobre os aterros já existentes, para execução dos sistemas de tratamento de chorume e;
  4. A obrigatoriedade de instalação de no mínimo dois geradores para impedir a paralisação e garantir o tratamento ininterrupto do chorume.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More