ARTICLE
10 October 2024

Preços de transferência: Sócio aborda novo sistema de acordos em entrevista

Em entrevista à Bloomberg Law, o sócio de Direito Tributário destaca os desafios de acessibilidade e sugere melhorias no novo sistema de acordos fiscais antecipados
Brazil Tax

Em entrevista à Bloomberg Law, o sócio de Direito Tributário destaca os desafios de acessibilidade e sugere melhorias no novo sistema de acordos fiscais antecipados

O sócio de Direito Tributário Luís Flávio Neto concedeu entrevista à Bloomberg Law para discutir o novo sistema de acordos de preços de transferência no Brasil.

A reportagem intitulada "Brazil Urged to Widen Scope, Accessibility of Advance Tax Pacts" (Brasil é instado a ampliar o escopo e a acessibilidade dos acordos fiscais antecipados) contou com especialistas da área tributária, como Luís Flávio Neto, que explicaram que, apesar de o sistema oferecer maior segurança jurídica às empresas, ainda enfrenta desafios quanto à sua acessibilidade e escopo.

Atualmente, apenas as empresas que participam do programa piloto de conformidade tributária (CONFIA) podem solicitar esses acordos, o que restringe a participação.

Além disso, o Brasil adota apenas acordos unilaterais, o que reduz a eficiência e dificulta a harmonização fiscal internacional. Apesar de especialistas recomendarem acordos bilaterais e multilaterais no futuro, a abordagem unilateral é vista como um passo inicial positivo.

Em sua entrevista, Luís Flávio Neto ressaltou os aspectos positivos da nova legislação de preços de transferência e dos APAs, mas sugeriu que melhorias ainda são necessárias.

O sócio também destacou a importância de aumentar a confidencialidade nas negociações e ampliar o acesso, permitindo a participação de empresas de outras jurisdições. Segundo ele, a exigência de participação no CONFIA pode limitar significativamente a acessibilidade ao sistema, comprometendo sua eficácia.

Clique aqui para ler a reportagem completa exclusiva para assinantes.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More