ARTICLE
10 December 2019

Companhias abertas e fechadas brasileiras voltam a ser obrigadas a realizar publicações em jornais

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
Vale ressaltar, ainda, que a MP nº 892 não possui relação com a MP nº 896, a qual dispensa os órgãos da Administração Pública de publicar editais em jornais de grande circulação.
Brazil Corporate/Commercial Law
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Corporate

Em 05 de agosto, o Governo Federal editou a Medida Provisória (MP) nº 892, dispensando as companhias abertas e fechadas brasileiras de realizar suas publicações legais, previstas na Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976 - LSA), em jornais de grande circulação. Na sequência, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Ministério da Economia e o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), levando em conta as novas regras da MP nº 892, respectivamente editaram a Deliberação CVM nº 829, a Portaria nº 529 e a Instrução Normativa nº 67 para tratar sobre a forma com que as companhias abertas e fechadas deveriam realizar as suas publicações.

Nesse sentido, diversos questionamentos estavam sendo feitos sobre qual seria a melhor orientação a ser tomada desde então, com entendimentos diversos, sendo que parcela das companhias abertas e fechadas brasileiras já estava considerando e até realizando as suas publicações unicamente nos seus endereços eletrônicos (sites), e que as abertas publicavam também nos sites da CVM e das entidades administradoras do mercado, notadamente a B3.

Todavia, conforme alertado aos nossos clientes, a MP nº 892 tinha validade provisória e aguardava análise e aprovação pelo Congresso Nacional em até 120 dias, o que não aconteceu. Assim, a não conversão da MP nº 892 em lei torna as referidas regulamentações da CVM e do Ministério da Economia sem efeito, voltando a vigorar as antigas regras da LSA: as companhias abertas e fechadas continuam tendo a obrigação legal de realizar as suas publicações em jornais de grande circulação.

Vale ressaltar, ainda, que a MP nº 892 não possui relação com a MP nº 896, a qual dispensa os órgãos da Administração Pública de publicar editais em jornais de grande circulação. A MP nº 896 encontra-se atualmente suspensa, por decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em ação direta de inconstitucionalidade.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More