ARTICLE
28 March 2020

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES ("ANTT") ALTERA NOVAMENTE AS REGRAS DO FRETE

A ANTT estendeu por mais 30 (trinta) dias o início das regras relativas ao cadastramento das Operações de Transporte e, consequentemente...
Brazil Transport
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

A ANTT estendeu por mais 30 (trinta) dias o início das regras relativas ao cadastramento das Operações de Transporte e, consequentemente, de geração do CIOT para todas as contratações que não envolvam TAC e TAC-equiparado.

Esta ampliação se concretizou em razão da novíssima Resolução nº 5.873, de 10 de março de 2020, a qual alterou o art. 25 da Resolução nº 5.862 de 17 de dezembro de 2019, garantindo que “as IPEFs terão 90 (noventa) dias para adequar seus sistemas informatizados, a contar da data de entrada em vigor desta Resolução”.

Desta forma, sabendo que o §1º deste artigo determina que “até a adequação dos sistemas, no prazo mencionado no caput, a obrigatoriedade de cadastrar a Operação de Transporte e da correspondente geração do CIOT será aplicável aos casos de contratação ou subcontratação de TAC e TAC-equiparado”, apenas a partir de 15/4/2020 a regra será estendida aos demais transportadores.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o art. 25, mencionado acima, sofre uma alteração em relação ao seu prazo:

(I) na redação original da Resolução nº 5.862, de 17 de dezembro de 2019, o prazo era de 15 (quinze) dias;
(II) com a Resolução nº 5.869, de 30 de janeiro de 2020, o prazo foi ampliado para 60 (sessenta) dias.

O objetivo da nova norma é reduzir os impactos setoriais nessa fase de adaptação.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More