ARTICLE
13 December 2018

Petrobras prorroga prazo para sonda do BM-S-11

A Petrobras prorrogou a data de entrega das propostas da concorrência para o afretamento de uma sonda para 2,4 mil m que ficará alocada ao projeto do BM-S-11 ...
Brazil Energy and Natural Resources
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

A Petrobras prorrogou a data de entrega das propostas da concorrência para o afretamento de uma sonda para 2,4 mil m que ficará alocada ao projeto do BM-S-11, na Bacia de Santos. O prazo estava marcado para a próxima semana, no dia 13 de dezembro, mas a comissão de licitação transferiu a data para 27 de dezembro.

O adiamento surpreendeu o mercado. Como a Petrobras finalizou o processo das sondas de Mero ainda que informalmente, a expectativa era de que o resultado da licitação fosse anunciado e abertura das propostas do BM-S-11 fosse mantida, sem alteração na data.

A aposta é de que a licitação do BM-S-11 tenha uma grande disputa. O contrato de afretamento tem prazo de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, prevendo renegociação da taxa de afretamento entre as partes.

A sonda do BM-S-11 terá que ser equipada com duas torres. A empresa que ofertar unidade com dupla atividade receberá da Petrobras uma pontuação bônus, cuja métrica não foi revelada no edital.

A Petrobras está solicitando a entrada em operação da unidade para abril de 2019, mas diante dos adiamentos da data de entrega de proposta e do contrato prever prazo de mobilização de 120 dias, é certo que o prazo seja revisto. A aposta é de que o cronograma seja alterado possivelmente para o terceiro trimestre de 2019.

O afretamento da nova unidade visa substituir os contratos das sondas Ocean Mykonos e Ocean Corcovado, da Ocean Rig. As dois equipamentos operaram no projeto sob regime de dedicação exclusiva e, desde maio, não há equipamento trabalhando na área.

O projeto do BM-S-11 está localizado em águas profundas do cluster, onde foi descoberto o campo de Lula e outros campos. O ativo é operado pela Petrobras, que detém 65%, em parceria com a Shell (25%) e Petrogal (10%).

Além dessa licitação, a Petrobras tem em curso uma outra concorrência destinada ao afretamento de uma sonda para operação no chamado pool, com capacidade para operar em lâmina d´água de 2 mil m. O equipamento está sendo contratado para operar ao longo da costa sem locação definida.

A unidade está sendo requerida para o próximo ano e a entrega de propostas foi remarcada o dia de 7 de janeiro.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More