Comissão Do Senado Apresenta Substitutivo Para Lei De Inteligência Artificial

Inteligência Artificial será tema de evento no KLA que acontecerá no dia 15 de maio e contará com a presença de Deborah Siqueira de Oliveira, do Grupo QuintoAndar
Brazil Technology
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Inteligência Artificial será tema de evento no KLA que acontecerá no dia 15 de maio e contará com a presença de Deborah Siqueira de Oliveira, do Grupo QuintoAndar

A Comissão Temporária de Inteligência Artificial do Senado (CTIA) apresentou, no dia 24 de abril, o texto preliminar do substitutivo para a Lei de Inteligência Artificial no Brasil.

O documento, elaborado pelo senador Eduardo Gomes, sintetiza outros 10 projetos de lei que propunham diretrizes para o uso e o desenvolvimento de IA no país. Entre eles, o PL nº 2.338/2023, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que prevê a criação do Marco Legal de Inteligência artificial.

A inteligência artificial será tema de evento presencial no KLA, em São Paulo, no dia 15 de maio (leia mais abaixo para saber como participar).

No Senado, o substitutivo adota uma abordagem baseada em riscos e classifica os sistemas de IA em categorias específicas, tais como "risco excessivo" e "risco alto", mensurados por meio de uma autoavaliação preliminar. A partir disso, são atribuídos obrigações e encargos específicos para cada categoria.

No contexto da responsabilidade civil, o texto substitutivo prevê a obrigação de reparar danos, independentemente do grau de autonomia do sistema, adotando interpretações de responsabilidade de acordo o risco apresentado pelo sistema de IA.

Direitos autorais

Há ainda no texto preliminar uma seção dedicada aos conteúdos protegidos por direitos autorais, na qual estão contempladas previsões como a obrigação dos fornecedores indicarem as obras protegidas que foram utilizadas nos processos de treinamento da IA e a possibilidade restrição, pelos autores, do uso de suas obras em sistemas de IA.

O texto também prevê a criação de autoridade nacional específica, que terá competências normativas, regulatórias e sancionatórias e será responsável por coordenar o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA).

A proposta do novo texto ainda está sujeita a alterações com base nas contribuições de desenvolvedores, juristas e especialistas, que devem enviá-las até o dia 9 de maio.

Nesse momento relevante para o cenário regulatório nacional, é fundamental contar a participação ativa de toda a sociedade, a fim de promover um ambiente regulatório capaz de garantir o desenvolvimento e uso responsável da IA no Brasil.

Evento no KLA

No dia 15 de maio, o evento presencial no KLA abordará as percepções de mercado, experiências de empresas e a regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil.

O evento será conduzido pela head das áreas de Proteção de Dados e Propriedade Intelectual do KLA, Ana Carolina Cesar, ao lado da sócia da área de Media & Entretenimento, Societário & M&A, Melissa Kanô.

Além disso, a mesa-redonda já tem a participação confirmada de Deborah Siqueira de Oliveira, do Grupo QuintoAndar. Deborah falará de sua experiência como Global DPO (Data Protection Officer) e Head de Privacidade, Propriedade Intelectual e Ética em Inteligência Artificial do Grupo QuintoAndar, elencando as medidas adotadas pela companhia para a governança de IA.

>> Clique aqui para se inscrever e saber mais sobre o evento.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Comissão Do Senado Apresenta Substitutivo Para Lei De Inteligência Artificial

Brazil Technology

Contributor

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More