ARTICLE
12 April 2017

Novos desenvolvimentos na Lei Brasileira de Biodiversidade

Desde 17 de novembro de 2015, quando entrou em vigor a nova Lei de Biodiversidade (nº 13123/2015), a base de dados online proposta para facilitar o registro do acesso ao patrimônio genético brasileiro e aos conhecimentos tradicionais associados ainda não havia sido implementada.
Brazil Food, Drugs, Healthcare, Life Sciences
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Desde 17 de novembro de 2015, quando entrou em vigor a nova Lei de Biodiversidade (nº 13123/2015), a base de dados online proposta para facilitar o registro do acesso ao patrimônio genético brasileiro e aos conhecimentos tradicionais associados ainda não havia sido implementada. A regulação do acesso, bem como a partilha de benefícios para a conservação e utilização sustentável da biodiversidade, necessita desta base de dados para ser executada e finalmente reduzir a conhecida burocracia

Conforme definido no artigo 12, parágrafo 2, da Lei 13123/2015, o registro do patrimônio genético ou o acesso ao conhecimento tradicional deve ser feito antes do requerimento de qualquer direito de propriedade intelectual. Nesse sentido, o Decreto nº 8772, de 11 de maio de 2016, estabeleceu as definições do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e dos Conhecimentos Tradicionais Associados (SISgen), a base de dados on-line pela qual o registro deve ser realizado.

Cabe ressaltar que qualquer pessoa que tenha requerido direitos de propriedade intelectual decorrentes do acesso ao patrimônio genético brasileiro e aos conhecimentos tradicionais associados, entre 17 de novembro de 2015 e a data oficial da disponibilidade do SISgen, deve realizar o registro no SISgen em um período de até 1 ano, a contar da referida disponibilidade para regularizar a sua situação. Para as instituições que dispõem de autorização e regulamentações de acesso e solicitações de remessas ainda pendentes durante a vigência da Medida Provisória nº 2.186-16 / 2001 (revogada), a sugestão é reformulá-las para o novo formato de solicitação, também dentro de 1 ano.

Diante do exposto acima, de 28 de março a 02 de abril de 2017, o SISgen estava em testes no site http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/conselho-de-gestao-do-patrimonio-genetico . Com base em sugestões do público e especialistas da área, a base de dados será testada e finalmente ficará disponível para o público. Não há estimativa de quando a base de dados estará operando.

Assim que o SISgen estiver oficialmente disponível ao público e o período de um ano começar, informaremos prontamente.


Clarke, Modet & Co - BRAZIL

Rio de Janeiro
Av. Marechal Câmara, 160, 12º andar (Ed. Le Bourget), RJ 20020-080
Tel: +(55-21) 3223-9500
Email: brj@clarkemodet.com.br


The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More