ARTICLE
15 August 2024

Sócia De Imobiliário E Agronegócio Aborda Mercado De Carbono Em Artigo

Luanda Backheuser trata do debate sobre o mercado de carbono, as críticas das ONGs sobre o sistema e a integridade dos créditos de carbono em meio a escândalos recentes...
Brazil Real Estate and Construction
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

1506214a.jpg

A sócia de Direito Imobiliário e Agronegócio Luanda Backheuser teve artigo publicado no portal de notícias JOTA abordando mercado de carbono.

No artigo, a sócia explica que recentemente, ONGs internacionais divulgaram uma Carta Aberta pedindo o fim das compensações de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de créditos de carbono. Esses créditos, que correspondem a uma tonelada de CO2 equivalente que deixou de ser emitida, funcionam como uma "moeda ambiental" no mercado de carbono, mensurando e precificando emissões para incentivar políticas e decisões mais sustentáveis.

Luanda Backheuser detalha como, no mercado regulado, empresas podem comprar créditos de carbono para compensar emissões que excedem seus limites permitidos, especialmente quando a tecnologia para reduzir essas emissões não está disponível ou é economicamente inviável.

No entanto, as ONGs argumentam que os créditos de carbono minam os esforços globais de redução de emissões, pois incentivam países e setores a pagar por compensações em vez de adotar medidas próprias de redução. Elas criticam a falsa equivalência entre as emissões de combustíveis fósseis e o sequestro de carbono pelas florestas, transferindo a responsabilidade dos setores poluidores para as comunidades vulneráveis.

O debate sobre o mercado de carbono é complexo e envolve diversos aspectos geopolíticos. Embora imperfeito, o mercado voluntário tem incentivado a experimentação sem as restrições do mercado regulado, com metodologias como os VCS da Verra ganhando reconhecimento. Porém, escândalos recentes, como a Operação Greenwashing no Brasil, levantam dúvidas sobre a integridade dos créditos de carbono, especialmente dos projetos florestais REDD+.

Clique aqui para ler o texto completo.

Agronegócio e Mercado de Carbono

O KLA irá realizar no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 9h, o evento "Agronegócio: Oportunidades no Mercado de Carbono", com a coordenação da sócia de Direito Imobiliário e Agronegócio Luanda Backheuser, que estará acompanhada do também sócio de Imobiliário e Agronegócio Tomaz Matheus, além do sócio de Imobiliário e Ambiental José Davi Fidalgo.

A mesa-redonda contará com os especialistas convidados Yuri Rugai Marinho e Daniela Gennari, da Eccon Soluções Ambientais. O evento terá início às 9h, com café da manhã, e vai até as 10h30, em formato presencial no KLA (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.355, 18º andar).

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More