ARTICLE
21 November 2018

Fintech - Meios de Pagamento

Decreto autoriza que fintechs de crédito no Brasil atuem com até cem por cento de capital social estrangeiro.
Brazil Technology
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Decreto autoriza que fintechs de crédito no Brasil atuem com até cem por cento de capital social estrangeiro.

O Presidente da República editou o Decreto 9544/18 para autorizar a participação de até cem por cento de capital estrangeiro nas Sociedades de Crédito Direto (SCD) e nas Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP). As SEPs e as SCDs são novas modalidades de instituições financeiras, criadas em abril deste ano para viabilizar a realização de operações de crédito sem origem em poupança popular e de financiamento entre pessoas, em ambos os casos exclusivamente por meio de plataforma eletrônica.

A concessão de autorização geral elimina a necessidade de ato específico do Presidente da República e coloca o capital estrangeiro no mesmo patamar do capital brasileiro.

A medida visa simplificar o processo de obtenção da autorização para o funcionamento destas instituições, ante o interesse do Governo brasileiro em promover a inovação nos serviços financeiros para fomentar a concorrência no mercado de crédito brasileiro.

As SCDs e as SPEs continuam dependendo de autorização prévia do Banco Central do Brasil para funcionar, como as demais instituições financeiras.

Nosso time está à disposição para esclarecer dúvidas e prestar assessoria sobre o assunto.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More