ARTICLE
21 November 2019

Agronegócio/Ambiental: Publicado decreto que revoga o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar

Em 6 de novembro de 2019, foi publicado o Decreto nº 10.084/2019, revogando o Decreto nº 6.964/2009,...
Brazil Environment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Em 6 de novembro de 2019, foi publicado o Decreto nº 10.084/2019, revogando o Decreto nº 6.964/2009, que por sua vez estabelecia o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar ("ZAE Cana").

Em 2009 foi instituído o ZAE Cana, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ("MAPA") em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, como instrumento de ordenação da expansão do cultivo da cana de açúcar para fins industriais, considerando o uso sustentável das terras.

Assim, foi elaborado um zoneamento agroecológico para a produção de etanol e açúcar a partir dos critérios de vulnerabilidade das terras, o risco climático, o potencial de produção agrícola sustentável e a legislação ambiental. O zoneamento estabelecia parâmetros para o Conselho Monetário Nacional utilizar em sua normatização do financiamento para o setor sucroalcooleiro.

Com a publicação do Decreto nº 10.084/2019, o produtor de cana de açúcar não fica mais condicionado aos critérios estabelecidos no ZAE Cana, mas permanece a obrigatoriedade de cumprimento da legislação ambiental vigente.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

We operate a free-to-view policy, asking only that you register in order to read all of our content. Please login or register to view the rest of this article.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More