ARTICLE
13 November 2019

Ambiental: Procedimento simplificado de liberação planejada no meio ambiente de organismos geneticamente modificados

Em 4 de outubro de 2019, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ("CTNBio") publicou a Resolução Normativa nº 23 ("Resolução") visando desburocratizar o procedimento de autorização...
Brazil Environment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Em 4 de outubro de 2019, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ("CTNBio") publicou a Resolução Normativa nº 23 ("Resolução") visando desburocratizar o procedimento de autorização para liberação planejada no meio ambiente de organismos geneticamente modificados da classe de risco 1 que já tenham sido aprovados anteriormente na CTNBio para fins de avaliações experimentais ("LPMA").

Entre as novidades trazidas pela Resolução, destacamos:

  • Para obter a autorização para LPMA basta notificar a Comissão Interna de Biossegurança ("CIBio"), que irá notificar a CTNBio após aprovar a LPMA;
  • Em seguida à verificação do correto preenchimento do formulário de notificação e simples comunicação à plenária da CTNBio, a LPMA poderá ser iniciada;
  • O responsável por apresentar a notificação à CTNBio passa a ser a prória CIBio e não mais o requerente.
  • A CIBio deverá manter o registro de acompanhamento individual da LPMA a fim de preservar informações referentes à biossegurança, das quais eram responsabilidade do requerente na normativa anterior.

As alterações dispostas na Resolução facilitam o procedimento de autorização para LPMA, visto que pela Resolução anterior era necessária a aprovação da proposta de LPMA por, pelo menos, duas Subcomissões da CTNBio. Com a nova medida, é necessária apenas a sua notificação, sendo dispensado o requisito da aprovação.

Ressalta-se que permanece vedada a LPMA para uso comercial, sendo permitida apenas para avaliações experimentais sob monitoramento.

O time ambiental e regulatório de agronegócios do Veirano tem experiência no tema e está à disposição esclarecimentos e assessoria.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

We operate a free-to-view policy, asking only that you register in order to read all of our content. Please login or register to view the rest of this article.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More