Ambiental – Responsabilidade Ambiental Administrativa: STJ coloca fim à divergência

O Superior Tribunal de Justiça ("STJ"), em 8 de maio de 2019, fixou o entendimento de que a responsabilidade ambiental administrativa é subjetiva, ou seja,
Brazil Environment
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

O Superior Tribunal de Justiça ("STJ"), em 8 de maio de 2019, fixou o entendimento de que a responsabilidade ambiental administrativa é subjetiva, ou seja, somente atinge o agente que agiu ou se omitiu com culpa (negligência, imprudência ou imperícia) ou dolo.

O entendimento foi firmado no âmbito dos Embargos de Divergência n° 1.318.051/RJ suscitados para uniformizar a divergência entre a 1ª e a 2ª Turmas do STJ.

A divergência foi criada em sede de Recurso Especial, no qual a 1ª Turma entendeu que o contratante dos serviços de transporte poderia ser responsabilizado na esfera administrativa por violação ocasionada pelo transportador.

O provimento dos Embargos de Divergência eliminou a controvérsia, propiciando segurança jurídica na esfera ambiental administrativa.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

We operate a free-to-view policy, asking only that you register in order to read all of our content. Please login or register to view the rest of this article.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More