ARTICLE
9 April 2025

Minas Gerais lança programa de conversão de multas ambientais

PECMA permite conversão de multas em projetos de preservação e oferece descontos de até 50% para adesão dentro do prazo; saiba como participar...
Brazil Environment

PECMA permite conversão de multas em projetos de preservação e oferece descontos de até 50% para adesão dentro do prazo; saiba como participar

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) lançou o Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais (PECMA), uma iniciativa para agilizar o pagamento de multas e investir na recuperação do meio ambiente.

O PECMA foi criado pelo Decreto nº 48.994, de 10/02/2025, e busca converter valores de multa aplicados em autos de infração a iniciativas de preservação, conservação e educação ambiental.

O prazo para adesão ao PECMA com a aplicação de 50% de desconto sobre o valor da multa é até 10/07/2025, para processos administrativos iniciados até 10/01/2025. É possível aderir ao programa pelo Portal Ecossistemas da SEMAD-MG.

Nele, o interessado irá assinar o Termo de Composição Administrativa (TCA) e, após a análise do órgão ambiental, será emitido o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da multa com o desconto.

Questões importantes

  • O programa não se aplica a multas definitivas ou em fase de parcelamento.
  • A adesão implica no reconhecimento da infração.
  • Existem restrições para casos de infrações graves.

Veja as demais regras

  • Os descontos podem variar de 30% a 50% a depender do momento de adesão ao Programa. Se ocorrer em até 20 dias do recebimento do auto de infração, o interessado tem direito a 50% de desconto. Após a autuação e antes do julgamento da defesa, o percentual é de 40%. Já se aderir durante o prazo de interposição do recurso administrativo ou antes do seu julgamento, o desconto será de 30%.
  • De todo modo, para os processos administrativos iniciados até 10/01/2025, independentemente da fase processual, há possibilidades de adesão ao PECMA com aplicação de 50% de desconto sobre o valor da multa simples se o interessado de manifestar até 10/07/2025.
  • Para pessoas jurídicas de direito público, considerando o prazo previsto acima, o desconto será de 70% sobre o valor consolidado da multa.
  • A conversão importa em reconhecimento da responsabilidade pela infração cometida e não desobriga o interessado a atender outras exigências como reparação do dano causado e a regularização ambiental, se for o caso, bem como o cumprimento de outras penalidades como embargo ou suspensão de atividades.
  • Não é permitido aderir ao Programa se a infração ocasionou morte humana, utilizou métodos cruéis para abate ou captura de animais ou resultou no rompimento e extravasamento de barragem de rejeito ou deslizamento de pilha de estéril.
  • Após a adesão, o pagamento da multa poderá ser feito integralmente, pelo DAE, ou parcelado, nos termos do Decreto Estadual nº 46.668/2014.
  • O descumprimento do acordo levará ao pagamento da multa no seu valor original, majorada em 50%, nos termos do § 2º do art. 106-A da Lei Estadual nº 20.922, de 2013.
  • Fica sob responsabilidade da SEMAD criar um banco de projetos para alocar os recursos advindos do PECMA, sendo admitida às pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos), a participação e submissão de projetos, conforme as regras estabelecidas pela SEMAD.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More