ARTICLE
12 December 2018

Cade e Banco Central do Brasil aprovam ato normativo conjunto

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica e o Banco Central do Brasil aprovaram, em 5 de dezembro, o Ato Normativo Conjunto nº 1, que disciplina procedimentos para conciliar suas atuações de forma eficiente ...
Brazil Corporate/Commercial Law
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Banco Central do Brasil (Bacen) aprovaram, em 5 de dezembro, o Ato Normativo Conjunto nº 1, que disciplina procedimentos para conciliar suas atuações de forma eficiente nos atos de concentração envolvendo instituições financeiras e no controle de condutas de instituições financeiras sujeitas à supervisão ou à vigilância do Bacen.

O Ato Normativo Conjunto nº 1 estabelece que deverá haver submissão dos atos de concentração que envolvam instituições financeiras tanto ao Bacen quanto ao Cade para análise independente. O Ato também disciplina quais são os aspectos de natureza prudencial para que o Bacen possa aprovar unilateralmente atos de concentração envolvendo instituição financeira quando houver riscos relevantes e iminentes à estabilidade ou à solidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O Ato prevê o compartilhamento de informações e documentos de titularidade dos interessados entre os dois órgãos para apuração de indícios de infrações concorrenciais e para ciência e acompanhamento de notificações de atos de concentração.

O Ato disciplina a possibilidade de reuniões entre o Cade e o Bacen para discussão de temas que possam ensejar ação normativa com impactos concorrenciais no SFN e para cooperação técnica no âmbito de processos administrativos envolvendo o SFN.

O Ato Normativo Conjunto n°1 encontra-se disponível no site do Bacen.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More