ARTICLE
19 September 2023

CGU celebra acordo de cooperação com BNDES; leia newsletter de Compliance

Nesta newsletter do time de Compliance e Investigações, você vai encontrar: CGU celebra acordo de Cooperação Técnica com o BNDES a fim de promover integridade no setor privado....
Brazil Corporate/Commercial Law
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Nesta newsletter do time de Compliance e Investigações, você vai encontrar:

  • CGU celebra acordo de Cooperação Técnica com o BNDES a fim de promover integridade no setor privado
  • Nova ferramenta da CGU permite o monitoramento de compromissos de integridade firmados por empresas em acordos de leniência
  • Lembrete de evento: KLA realiza mesa-redonda no dia 21 de setembro com integrantes da CGU

CGU celebra acordo de Cooperação Técnica com o BNDES

A Controladoria-Geral da União (CGU), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania celebraram, no dia 3 de agosto, um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de estimular práticas de integridade no setor privado mediante o compartilhamento de metodologias e informações técnicas.

O acordo com o BNDES tem como escopo a criação de um conjunto de parâmetros que serão incorporados na política de crédito do banco e deverão ser atendidos para a concessão de financiamentos públicos. Segundo o acordo, todas as empresas com faturamento superior a R$ 300 milhões devem implementar ações de integridade e de prevenção e combate à corrupção.

Com relação ao ministério, o acordo buscará desenvolver critérios para a avaliação do Programa Pró-Ética, de modo que as empresas comprovem a existência de políticas e procedimentos internos que visem à proteção de direitos humanos, à prevenção ao assédio moral e sexual, à valorização da diversidade, ao combate ao uso de trabalho infantil e ao trabalho em condições análoga à escravidão.

Esse novo panorama de incorporação de programas de integridade como condições obrigatórias para a concessão de financiamentos pelo BNDES é de suma importância para promover a integridade no setor privado e para que as empresas se conscientizem de seu papel na sociedade.

Nova ferramenta da CGU permite o monitoramento de compromissos de integridade

Em mais uma iniciativa visando à divulgação dos efeitos da Lei Anticorrupção, a CGU inaugurou, em 1º de agosto, um sistema de monitoramento de programas de integridade implementados por empresas privadas em decorrência de compromissos firmados por meio de acordos de leniência.

O painel foi criado com o objetivo de reforçar e promover a transparência com relação aos acordos de leniência celebrados com a CGU. As informações fornecidas pelo painel permitem a visualização de quais empresas estão sendo monitoradas, de relatórios de monitoramento e compromissos assumidos, bem como o acompanhamento de cada um dos acordos de leniência firmados.

Ainda é possível visualizar, por meio de listas e gráficos, o status de implementação de cada programa de integridade, com a separação dos tipos de compromisso assumidos, divididos entre “continuado” ou “pontual”, e a qual categoria ele pertence, como:

  1. gestão de riscos para integridade;
  2. código de ética, política e procedimentos de integridade;
  3. canais de denúncias e medidas disciplinares;
  4. treinamentos e ações de comunicação, entre outros.

O lançamento da ferramenta é um excelente avanço e demonstra o empenho da CGU em direção às melhores práticas de conformidade e transparência com a sociedade, além de proporcionar às empresas a oportunidade de atestar a nova cultura e reconquistar a confiança do mercado.

É possível acessar o sistema por meio do link Painel de Monitoramento.

Compliance em foco: Evento abordará Programas de Integridade na visão da CGU

O time de Compliance & Investigações do KLA promoverá um ciclo de eventos chamado Compliance em Foco, com o primeiro encontro marcado para 21 de setembro, quinta-feira, das 9h às 11h, em formato híbrido. O tema a ser discutido no primeiro encontro será Programas de Integridade na visão da CGU.

O debate será conduzido pelo sócio da área no KLA, Filipe Magliarelli, e contará com os especialistas Felipe Barbosa Brandt, procurador da CGU e coordenador do Julgamento dos Processos Administrativos de Responsabilização, e Renato Machado de Souza, diretor de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da Secretaria de Promoção da Integridade Privada da CGU.

Para participar do evento, inscreva-se por e-mail clicando aqui informando seu nome completo, e-mail corporativo, empresa em que trabalha e se participará de forma remota ou presencial.

O evento começará com café da manhã, das 9h às 9h30, seguido com a palestra, das 9h30 às 11h.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

We operate a free-to-view policy, asking only that you register in order to read all of our content. Please login or register to view the rest of this article.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More