Envio De Informações Referentes À Lei Do Bem Vai Até 31 De Julho

As empresas que utilizam os benefícios da Lei do Bem (Lei n° 11.196/2005) são obrigadas a apresentar anualmente informações sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas no ano anterior.
Brazil Corporate/Commercial Law
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

As empresas que utilizam os benefícios da Lei do Bem (Lei n° 11.196/2005) são obrigadas a apresentar anualmente informações sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas no ano anterior. Para as atividades relativas a 2022, o prazo se encerra em no dia 31 de julho de 2023.

A Lei do Bem tem como objetivo estimular atividades de pesquisa tecnológica por empresas brasileiras. Para tanto, são oferecidos incentivos fiscais relacionados a valores direcionados para inovação e aumento da capacidade técnico-produtiva. Busca-se estimular as empresas a investirem na fase de maior risco de desenvolvimento da pesquisa, da incerteza do resultado, a fim de garantir o efetivo desenvolvimento de novos processos e tecnologias.

Cabe relembrar que os benefícios não dependem de aprovação prévia, bastando que a empresa preste contas após a atividade de pesquisa e desenvolvimento, em qualquer das modalidades admitidas pela lei (pesquisa básica dirigida, pesquisa aplicada ou desenvolvimento experimental).

Os incentivos da Lei do Bem são aplicáveis para empresas sujeitas ao Lucro Real e consistem essencialmente em:

  1. Dedução de valores dispendidos com as atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), nos seguintes percentuais:
    i) até 60%, via exclusão;
    ii) até mais 10%, na contratação de pesquisadores para PD&I (incremento inferior a 5%);
    iii) até mais 20%, na contratação de pesquisadores para PD&I (incremento superior a 5%);
    iv) até mais 20%, nos casos de patente concedida ou registro de cultivar;
  2. Redução de 50% do IPI na aquisição de bens destinados à PD&I;
  3. Depreciação Acelerada Integral de bens novos destinados à PD&I;
  4. Amortização Acelerada de bens intangíveis destinados à PD&I; e
  5. Redução a zero da alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) nas remessas de recursos financeiros para o exterior destinadas ao registro e à manutenção de marcas, patentes e cultivares.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

We operate a free-to-view policy, asking only that you register in order to read all of our content. Please login or register to view the rest of this article.

Envio De Informações Referentes À Lei Do Bem Vai Até 31 De Julho

Brazil Corporate/Commercial Law
Contributor
See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More