ARTICLE
11 October 2023

Em Artigo ao Estadão, Advogado de Contencioso aborda fixação de honorários advocatícios

O advogado de Contencioso e Resolução de Conflitos Henrique Araújo teve artigo sobre a fixação de honorários advocatícios publicado no Estadão.
Brazil Litigation, Mediation & Arbitration
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

O advogado de Contencioso e Resolução de Conflitos Henrique Araújo teve artigo sobre a fixação de honorários advocatícios publicado no Estadão.

O texto explica a recente decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça que alterou o entendimento, até então consolidado, de que não seria possível a fixação de honorários advocatícios no Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ).

Essa decisão causou uma reviravolta na jurisprudência sobre o assunto, uma vez que não se reconhecia a possibilidade de fixação de honorários no caso de indeferimento do IDPJ, dentre diversas razões, mas especialmente porque o Código de Processo Civil não a prevê expressamente em seu art. 85.

Como descrito por Henrique em seu artigo: A maioria dos ministros da Turma concluiu que "o indeferimento do pedido de desconsideração da personalidade jurídica, tendo como resultado a não inclusão do sócio (ou da empresa) no polo passivo da lide, dá ensejo à fixação de verba honorária em favor do advogado de quem foi indevidamente chamado a litigar em juízo".

Clique aqui para ler o texto completo publicado no blog do Fausto Macedo.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More