ARTICLE
22 January 2018

Exclusão Do ICMS Da Base De Cálculo Do PIS/COFINS – Publicado Acórdão Do STF

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
Foi publicado, no último dia 02 de outubro, o acórdão relativo ao julgamento do RE 574.706 (Plenário do STF) que decidiu, em repercussão geral, que "o ICMS não compõe ...
Brazil Tax

Foi publicado, no último dia 02 de outubro, o acórdão relativo ao julgamento do RE 574.706 (Plenário do STF) que decidiu, em repercussão geral, que "o ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS e da COFINS" (tese firmada na decisão). A publicação era aguardada há bastante tempo, uma vez que o julgamento havia sido concluído em 15 de março deste ano. A publicação do acórdão deverá acelerar agora o encerramento das discussões.

A União Federal dispõe de 10 (dez) dias para apresentar o recurso de embargos de declaração, contados da data de sua intimação pessoal, que ainda não ocorreu. Uma vez apresentados os embargos de declaração, o Código de Processo Civil e o Regimento Interno do STF preveem que seja apreciado na primeira sessão seguinte do órgão julgador, no caso o Plenário do STF. Dependendo do teor dos embargos e do entendimento da Ministra Relatora, os embargos podem inclusive ser decididos por meio eletrônico, não sendo levados à sessão de julgamento.

Dois pontos principais, pelo menos, espera-se que sejam ainda discutidos por meio dos embargos de declaração: (i) a modulação, ou não, dos efeitos da decisão do STF (ou seja, a partir de quando e para quais casos valerá a decisão em repercussão geral que exclui o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS); e (ii) os limites e a forma da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More