ARTICLE
16 November 2015

Fator Acidentário De Prevenção 0 "FAP" 2016

SM
Salusse Marangoni Parente Jabur

Contributor

Salusse Marangoni Parente Jabur
O FAP vigente para 2016 poderá ser conferido pelas empresas no site do Ministério da Previdência Social – MPS, a partir de hoje.
Brazil Employment and HR
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

Foi publicada no dia 29 de setembro de 2015 a Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, com a divulgação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) com vigência para o ano de 2016.

O FAP vigente para 2016 poderá ser conferido pelas empresas no site do Ministério da Previdência Social – MPS, a partir de hoje.

O objetivo do FAP é incentivar a melhoria das condições de trabalho e saúde do trabalhador, estimulando as empresas a reduzir os acidentes de trabalho bem como doenças profissionais mediante redução ou aumento da contribuição ao SAT.

O cálculo do FAP, entretanto, é muitas vezes realizado sobre dados equivocados, gerando distorção no índice; nessas hipóteses, poderá ser questionado pelas empresas durante o período de 09.11.2015 a 08.12.2015 mediante impugnação administrativa.

A Portaria Interministerial MPS/MF nº 432/2015 estabeleceu, ainda, que a partir de 2016, o FAP passará a ser calculado por estabelecimento empresarial e não mais sobre o CNPJ raiz.

Nosso escritório está apto a auxiliá-los na compreensão dos elementos utilizados para definição do FAP, bem como, se for o caso, na elaboração de impugnação administrativa.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More