ARTICLE
17 April 2025

STF suspende ações trabalhistas sobre pejotização e reforça validade de contratos alternativos

Medida alcança casos de pejotização e reforça críticas à resistência da Justiça do Trabalho em seguir decisões do STF...
Brazil Employment and HR

Medida alcança casos de pejotização e reforça críticas à resistência da Justiça do Trabalho em seguir decisões do STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou, nesta segunda-feira (14), a suspensão nacional de todos os processos trabalhistas que discutem a licitude da contratação de pessoas jurídicas ou autônomos, após o STF reconhecer repercussão geral no ARE 1532603 RG/PR (Tema 1.389).

A decisão abrange casos similares à “pejotização” e critica a reiterada resistência da Justiça do Trabalho em seguir o entendimento da Corte sobre a validade de diferentes formas contratuais, indicando possíveis mudanças de competência e ônus da prova.

O ministro ressaltou que a discussão em torno da validade desses acordos tem gerado um excesso de demandas no STF, devido à quantidade significativa de contestações a sentenças da Justiça do Trabalho que, em diversas instâncias, ignoram o posicionamento já consolidado pelo Supremo sobre o tema.

Embora o caso envolva a discussão sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre um corretor de seguros franqueado e uma seguradora, a suspensão, a princípio, não se restringe a esses casos especificamente, uma vez que a matéria do Tema 1.389 poderá abranger casos similares.

O STF vem reconhecendo não apenas a validade de diferentes modalidades de contratação, como, em alguns casos e com ressalvas, a incompetência da Justiça do Trabalho para julgar os pedidos de nulidade contratual.

Os Tribunais trabalhistas deverão publicar diretrizes em breve.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More