No dia 05 de janeiro de 2017, foi publicada a Medida Provisória n.º 766/2017, que instituiu o Programa de Regularização Tributária ("PRT") junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil ("RFB") e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ("PGFN").

Sem desconto de juros ou multas, O PRT é um programa criado pelo Governo Federal para a quitação de débitos tributários federais vencidos até 30 de novembro de 2016 – inclusive aqueles objeto de parcelamentos anteriores – que estejam em discussão administrativa ou judicial, ou que sejam provenientes de lançamento de ofício efetuado após a publicação da Medida Provisória.

A adesão ao programa implica: (i) a confissão irrevogável e irretratável dos débitos em nome do sujeito passivo; (ii) o dever de pagar regularmente as parcelas dos débitos consolidados no PRT e os débitos vencidos após 30 de novembro de 2016, inscritos ou não em dívida ativa; (iii) a vedação de inclusão dos débitos que compõem o PRT em qualquer outra forma de parcelamento posterior; e (iv) o cumprimento regular das obrigações com o FGTS.

Os débitos poderão ser liquidados por meio das seguintes opções:

(i) empresas com prejuízo fiscal e base negativa da CSLL ou com outros créditos de tributos

  • Opção 1:

Pagamento à vista e em espécie de, no mínimo, 20% do valor da dívida consolidada e liquidação do restante com a utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL ou com outros créditos próprios relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;

  • Opção 2:

Pagamento em espécie de, no mínimo, 24% da dívida consolidada em 24 prestações mensais e sucessivas e liquidação do restante com a utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL ou com outros créditos próprios relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;

Eventual saldo remanescente poderá ser parcelado em até 60 prestações adicionais, vencíveis a partir do mês seguinte ao pagamento à vista ou do mês seguinte ao do pagamento da 24ª prestação, no valor mínimo de 1/60 (um sessenta avos) do referido saldo.

Poderão ser utilizados créditos de prejuízos fiscais e de base de cálculo negativa da CSLL apurados até 31 de dezembro de 2015 e declarados até 30 de junho de 2016, da própria pessoa jurídica ou do grupo econômico.

(ii) demais pessoas jurídicas e pessoas físicas

  1. pagamento à vista e em espécie de 20% do valor da dívida consolidada e parcelamento do restante em até 96 prestações mensais e sucessivas; e
  2. pagamento da dívida consolidada em até 120 prestações mensais e sucessivas, calculadas de modo a observar os seguintes percentuais mínimos, aplicados sobre o valor da dívida consolidada:

    1. da primeira à décima segunda prestação - 0,5%;
    2. da décima terceira à vigésima quarta prestação - 0,6%;
    3. da vigésima quinta à trigésima sexta prestação - 0,7%; e
    4. da trigésima sétima prestação em diante - percentual correspondente ao saldo remanescente, em até 84 prestações mensais e sucessivas. 

As modalidades de pagamento acima também são aplicáveis aos débitos inscritos em Dívida Ativa da União. Neste caso, o parcelamento de débitos cujo valor consolidado seja igual ao superior a R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) dependerá de apresentação de carta de fiança ou seguro garantia judicial.

A apresentação do requerimento para adesão ao PRT deverá ser realizada no prazo de até cento e vinte dias a partir da regulamentação do programa pela RFB e pela PGFN e abrangerá os débitos em discussão administrativa ou judicial indicados para compor o PRT e a totalidade dos débitos exigíveis em nome do sujeito passivo, na condição de contribuinte ou responsável.

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2017. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.