ARTICLE
25 September 2024

Inovações societárias: Sócias abordam tema em evento realizado na AHK

Em evento na Câmara Brasil-Alemanha, sócias discutiram inovações que impactam sociedades limitadas e anônimas, incluindo mudanças no quórum, voto plural e novas regras do DREI...
Brazil Corporate/Commercial Law

Em evento na Câmara Brasil-Alemanha, sócias discutiram inovações que impactam sociedades limitadas e anônimas, incluindo mudanças no quórum, voto plural e novas regras do DREI

As sócias de Direito Societário Laura Cossi e Patrícia Braga realizaram, na última quinta-feira (19), um evento exclusivo na Câmara Brasil-Alemanha (AHK) sobre inovações societárias e o ambiente empresarial no Brasil.

Durante o evento, as advogadas abordaram temas como a Lei de Liberdade Econômica e as normas do DREI (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração), detalhando as principais implicações para o ambiente de negócios. Além disso, Laura Cossi e Patrícia Braga explicaram as diferenças estruturais e regulatórias entre sociedades limitadas e sociedades anônimas, ressaltando os benefícios e desafios de cada modelo para empresários e investidores.

No caso das sociedades limitadas, as advogadas destacaram a redução do quórum necessário para alterações no contrato social, como em situações de incorporação, fusão, dissolução e cessação de liquidação, além de inovações como a criação de quotas preferenciais e a possibilidade de constituição de uma limitada unipessoal. Elas também mencionaram a dispensa da publicação das demonstrações financeiras para sociedades de grande porte, conforme previsto na Lei nº 14.195/21.

Quanto às atualizações do Manual de Registro de Sociedade Limitada, trazidas pela Instrução Normativa DREI nº 01/2024, elas abordaram a assinatura eletrônica de sócios no exterior e a possibilidade de criação de um conselho de administração em sociedades limitadas.

Em relação às sociedades anônimas, o foco foi nas mudanças que permitem a diretoria ser composta por apenas um membro, bem como na possibilidade de diretores residentes no exterior e na implementação do voto plural, que amplia o poder de decisão de determinados acionistas. Já nas inovações do Manual de Registro de Sociedade Anônima, conforme a Instrução Normativa DREI nº 01/2024, foram mencionadas a constituição ou transformação em sociedade anônima e a caracterização de sociedades de propósito específico (SPEs).

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More