Mais que nunca, empresas com ambições globais devem ter um bom entendimento das leis e regulações que prevalecem localmente e como gerenciá-las

O mundo dos negócios internacionais se tornou mais desafiador no último ano. Disputas comerciais, tarifas, o aumento do nacionalismo e o Brexit apontam para um movimento de um mundo globalizado para uma fragmentação econômica.

Um efeito em cadeia para negócios que estejam buscando se estabelecer em novas jurisdições é a necessidade de localizar sua presença. Processos como o pagamento de funcionários, envio de registros contábeis, pagamento de impostos e registro de empresas todos diferem de acordo com a jurisdição. Em alguns casos, os procedimentos podem até mesmo variar entre regiões diferentes no mesmo país.

A complexidade pode ser encontrada onde você menos a esperar – em algumas das maiores e mais atrativas economias do mundo.

O Índice Global de Complexidade Corporativa da TMF Group, que compara as principais demandas administrativas e de compliance em 76 jurisdições, classificou China, Alemanha e Brasil entre os 10 países mais complexos do mundo para empresas multinacionais operarem.

O relatório revela fortes contrastes entre superpotências globais e entre países vizinhos ao redor do mundo, à medida em que mudanças políticas, socioeconômicas e legislativas passam a valer.

Índice Global de Complexidade Corporativa – os 10 países mais complexos

  1. Grécia
  2. Indonésia
  3. Brasil
  4. Emirados Árabes Unidos
  5. Bolívia
  6. Eslováquia
  7. Alemanha
  8. Turquia
  9. China
  10. Peru

O relatório se baseou em uma combinação de dados pesados estatisticamente e de uma pesquisa qualitativa entre experts dos mercados locais e focou em três áreas: regras, regulações e penalidades; contabilidade e impostos; e contatar, demitir e pagar funcionários.

A Grécia foi classificada como o país mais complexo no geral devido à legislação em constante mudança, diferentes impostos regionais e tratamento inconsistente de empresas pelas autoridades.

Em contraste, os três lugares mais simples para se fazer negócios são as Ilhas Cayman, Curaçao e Jersey, que prosperam com base em um ambiente politicamente estável e de políticas pró-empresas.

Os 10 países menos complexos

  1. Ilhas Cayman
  2. Curaçao
  3. Jersey
  4. Tailândia
  5. Paraguai
  6. Israel
  7. Suíça
  8. Dinamarca
  9. Ilhas Virgens Britânicas
  10. Holanda

A Europa é o local onde estão os países mais complexos para negócios, com quatro dos top 10, incluindo a Alemanha. Mas o continente também está no topo da lista dos 10 países mais simples para se fazer negócios, com Holanda, Dinamarca, Suíça e Jersey entre eles.

Os EUA (11º menos complexo) e a China (9º mais complexo) são polos opostos em termos de complexidade de negócios. No entanto, a China está melhorando. Variações regionais na legislação são vistas como um problema a curto prazo, mas devem trazer grandes benefícios a empresas internacionais que estejam investindo no país a longo prazo.

Em mais de um terço dos países analisados em nosso relatório, leis locais, regulações e sistemas de penalidades apresentaram grandes desafios. Em muitos casos, mudanças frequentes e significativas, em sua maioria desenhadas para atrair investidores, acabaram aumentando a complexidade. Este relatório dará aos negócios um melhor entendimento das idiossincrasias que formam o ambiente global de negócios.

A complexidade não é motivo para evitar investimentos. Ela é uma dimensão que deve ser gerenciada. Com o conhecimento local correto e preparação, boas empresas podem prosperar em qualquer lugar.

Faça o download da sua cópia do Índice Global de Complexidade Corporativa.

Precisa de mais informações? Entre em contato conosco hoje mesmo.

Fale hoje com um de nossos especialistas

Entre em contato abaixo para descobrir como nossos especialistas podem ajudar seu negócio a expandir. Se você precisar de mais informações, ou simplesmente deseja fazer uma pergunta, sinta-se à vontade para entrar em contato.

Entre em contato

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.