Capturar o valor completo de um acordo de F&A depende do quão bem a empresa recentemente absorvida gerencia e executa os negócios depois de seu fechamento.

A atividade global de fusão e aquisição (F&A) aumentou, à medida que corporações, empresas de private equity e outras se beneficiam de preços de ações flutuantes, aumento na confiança de consumidores e custos relativamente baixos de empréstimos. Os compradores são motivados por um desejo de entrar em novas linhas de negócios, expandir sua base de consumidores, obter novas tecnologias e estender seu alcance geográfico. Estes são todos impulsionadores do crescimento.

O crescimento via fusões e aquisições é um jogo de altas apostas. Dinheiro e carreiras estão na mesa. Clientes, fornecedores, banqueiros e stakeholders estão assistindo atentamente. E, claro, a mídia sempre ama histórias de fusões que deram errado. Se não acredita, pergunte à Daimler-Benz e Chrysler ou AOL e Time Warner. O renomado negociante americano Ted Forstmann uma vez disse, "Você compra o negócio errado por 25% menos do que deveria pagar, vai demorar um pouco mais para falir."

Capturar o valor completo de um acordo depende do quão bem a empresa que acabou de ser absorvida gerencia e executa os negócios depois que o negócio é fechado. A integração pós-fusão é um processo notoriamente difícil, e a falta de claridade e execução nesta fase é uma das principais razões porque estes negócios fracassam.

Faça planejamentos

Idealmente, a empresa compradora deve começar o planejamento do processo de integração antes mesmo de o acordo ser anunciado. Aquisições requerem uma avaliação cuidadosa não só da empresa, mas também da capacidade do comprador de implementar e construir em conjunto com a maior corporação. Esta avaliação pode ajudar a identificar funcionários-chave, projetos e produtos cruciais, processos e assuntos sensíveis e diferenças na cultura corporativa. O time de F&A também deve conduzir uma avaliação vigorosa de compliance na empresa alvo. Os tempos mudaram e há muito mais ênfase na transparência e na ética. Regulações sobre lavagem de dinheiro, evasão de impostos, meio ambiente e privacidade também ficaram mais rígidas. Os compradores não querem adquirir problemas.

Durante o planejamento de integração, os compradores devem definir prioridades. A chave é entender os motivadores de valores críticos de um acordo e se manter focado neles sem distrações.

Cultura é a chave

Um dos fatores-chave para o sucesso de um negócio é a adaptação cultural. Toda empresa tem sua própria cultura – os valores compartilhados, padrões, atitudes e crenças que governam os membros de uma organização. Geralmente, o comprador quer manter sua própria cultura. Algumas vezes, eles combinam as melhores práticas de ambos os lados. Qualquer que seja a abordagem, é fundamental se comprometer com a cultura e gerenciar a cultura ativamente.

Não ignore os detalhes

Enquanto se está concentrando em motivadores de valores como a cultura, é fácil ignorar todos os detalhes que precisam estar prontos uma vez que o acordo tenha sido fechado. As considerações trabalhistas, legais, fiscais e considerações de entidades, particularmente com operações em diversos países fora das jurisdições onde já se opera, podem ser intimidadoras.

Em acordos que envolvem a expansão para novos países, as entidades legais devem ser estabelecidas em múltiplas jurisdições que estejam prontas para operar e para suportar os colaboradores que estão sendo transferidos. Incorporar um novo negócio em algumas jurisdições pode levar dias ou semanas. Empresas de prateleira podem ser uma opção para economizar tempo. A entidade de negócios precisará de um escritório registrado para servir como endereço oficial e, em algumas jurisdições, de diretores locais.

Uma vez que as estruturas legais estejam prontas e a transferência de funcionários ocorra, um programa de integração é essencial. F&As deixam as pessoas nervosas. Elas ficam inseguras sobre o que o acordo significa e tentam imaginar como elas se encaixarão na nova organização. A chave para ganhar seus corações e mentes é garantir que as tarefas mais mundanas de recursos humanos sejam realizadas de maneira adequada. Cartas-proposta, contratos de trabalho, políticas e manuais trabalhistas devem estar em compliance com regulações e leis trabalhistas locais. Deve-se também integrar programas de benefícios e atualizar os sistemas de RH e folha de pagamento.

Particularmente durante os primeiros passos da integração, deve-se priorizar obter sinergias financeiras. Tipicamente, as funções administrativas e de "back-office", tais como compras, folha de pagamento, Rh e TI são oportunidades para reduções de custo. A integração lenta ou mal gerenciada em qualquer dessas áreas pode prejudicar os objetivos da empresa. Os compradores frequentemente subestimam os recursos administrativos necessários para o compliance.

Garantir que a empresa e os colaboradores sigam as leis, regulações, padrões e práticas éticas é uma tarefa complicada. Alguns países requerem que arquivamentos estatutários sejam entregues pessoalmente ou que os contratos sejam feitos na língua oficial.

Quando estão operando em um mercado global diversificado, as empresas precisam prestar atenção nas diferenças culturais. Conhecer e entender os requerimentos de compliance financeiro e corporativo podem prevenir multas, processos e danos à reputação da empresa.

Mantenha seu foco

A fadiga normalmente se estabelece depois que o acordo é fechado, mas os compradores precisam se manter focados no compliance, já que leis e regulações estão constantemente mudando. Em indústrias altamente reguladas, tais como cuidados com a saúde e serviços financeiros, os requerimentos de registro de produtos, certificações e etiquetagem variam de acordo com o país. A única maneira para reagir rapidamente é ser local.

Se os recursos internos não tiverem a capacidade ou expertise local, a ajuda externa de um parceiro único com conhecimento profundo de todos os mercados envolvidos no negócio é essencial. Ao engajar-se com tal parceiro no estágio de planejamento de integração, corporações e private equities podem identificar problemas e potenciais passivos durante a avaliação de risco. Após o fechamento, o parceiro pode ajudar a navegar os requerimentos locais em constante mudança, a fim de que a empresa recém absorvida pode se mover rápida e efetivamente para a execução do plano de integração.

Toda fusão envolve "sinergias negativas", incluindo a perda de talentos-chave, perdas de vendas, sistemas incompatíveis, declínios de produtividade, disputas de território e atrito cultural. Ao ter um plano de integração pronto quando o negócio é fechado, os compradores podem limitar os custos e estar preparados para os desafios desconhecidos que sempre aparecem.

Gerenciar uma fusão, independentemente do tamanho, é distintivamente diferente de gerenciar uma operação em andamento. Como um método de crescimento corporativo, as aquisições são revolucionárias ao invés de evolucionárias. É importante reconhecer que o crescimento incomum geralmente requer soluções incomuns.

Conecte-se conosco em Londres no dia 20 de novembro na International Mergers & Acquisitions Conference 2018.

Precisa de ajuda com sua integração de F&A? Entre em contato conosco hoje.

Descubra como nossos serviços ajudam a impulsionar a eficiência em nossos clientes globais.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.