Luxemburgo é o destino principal na EMEA para o espaço de fundos de investimentos, e, quando se trata de estabelecer um fundo, há alguns fatores-chave a serem considerados.

A fundação para a sólida reputação de Luxemburgo como um destino líder de fundos de investimento foi estabelecida no início dos anos 90, quando uma indústria se formou ao redor de fundos UCITS (undertaking for collective investment in transferable Securities – empresas de investimento coletivo em valores mobiliários), tais como ações e títulos.

Regulações adicionais foram acrescentadas ao longo dos anos, e nas décadas seguintes, veículos designados a atrair private equity e gestores de investimento de capitais foram estabelecidos, tais como o SICAR (Sociedade de investimento de Capital de Risco), SIF (Fundos especiais de investimento) e mais recentemente o RAIF (Fundo de investimentos alternativos reservados).

A flexibilidade dos veículos, juntamente com seus diferentes formulários legais, é um dos principais atrativos, assim como a natureza fiscal eficiente de Luxemburgo e seus elementos regulatórios para abertura de empresas, administração e gestão de fundos. O país é hoje um grande centro de fundos PERE (private equity e real estate), onde a estratégia não é local, mas vai além das fronteiras ao longo da Europa e em outras jurisdições.

Jersey, Guernsey e o Reino Unido também são jurisdições conhecidas no cenário de fundos. Quando se trata de escolher a localização certa para fundos, o local onde os investidores estão baseados pode ser um fator-chave. No entanto, a flexibilidade de Luxemburgo, juntamente com sua abordagem anglo-saxã, que lembra muito a sociedade limitada, atrai um grande número de gestores de investimentos e investidores dos EUA e do Reino Unido.

Escolhendo o fundo correto

Um gestor de investimentos com uma boa ideia do que deseja para um programa de investimentos em PERE escolherá o tipo e formulário legal de fundos em Luxemburgo que atraia investidores para as estratégias específicas de investimentos que ele ou ela quer ter. Há alguns fatores-chave que devem ser considerados.

  • O tamanho do fundo
  • Nacionalidade e residência fiscal dos investidores
  • Natureza e complexidade da estratégia de investimento

Há muitos formulários legais diferentes a serem considerados, tais como SICAV (entidades corporativas) e FCP (sociedades). Todos os fundos podem ser incorporados como em um único ou em um "umbrella fund", onde investidores podem investir em um ou vários compartimentos.

A grande vantagem de Luxemburgo é que o ecossistema para apoiar gestores de investimentos (gerentes, depositários, administradores, etc.) é muito bem organizado, com uma variedade de provedores e profissionais baseados no país que podem ajudar o gestor de fundos ou investimentos na estrutura e administração.

Essenciais para o administrador

Quando se está abrindo um fundo ou escolhendo um administrador, há dois elementos nos quais você precisa acertar.

1. O due dilligence de processos e procedimentos em linha com os requerimentos locais e suas necessidades.

A indústria de fundos é altamente regulada, e você precisa garantir que está trabalhando com um parceiro que opere de acordo com todas as leis e requerimentos relevantes e, crucialmente,que não cometa erros. Seu parceiro interagirá com os investidores do fundo, então é muito importante checar a qualidade do seu time, processos e sistemas para que você tenha certeza que são ideais.

2. Acesso rápido, fácil e seguro a dados

Você e seus investidores também precisam de um acesso rápido a documentos e dados relacionados à atividade, e aqueles que têm a ver com as entidades subjacentes aos fundos. Um portal é a melhor solução para isto, e seu administrador deve ter um disponível.

E é aqui que a TMF Luxemburgo pode ajudar você como administradora de fundos. Nosso time de experts cuida da contabilidade de fundos e entidades de fundos, o que inclui os cálculos de NAV (valor patrimonial líquido), o registro de ações (incluindo serviços de KYC), corporate secretarial e gestão.

A TMF Luxemburgo também oferece serviços depositários – de acordo com a diretiva AIFM.

A vantagem para nossos clientes é que nós somos uma rede global de 7000 profissionais em mais de 80 países, então conseguimos prestar serviços para todas as empresas pertencentes ao fundo, mesmo quando elas estão em múltiplas jurisdições. Comumente referidos como "Efeito de árvore de Natal" ou modelo "verticalmente integrado", somos únicos em relação a outros provedores no mercado que não têm nosso alcance global e vasta gama de serviços.

Fale conosco

A TMF Luxemburgo trabalha com estruturas em todo o espectro de investimentos, desde fundos PERE até o financiamento de comércio, débitos e estruturas fundo-a-fundo.

Nós oferecemos um serviço completo e independente para gestores de fundos. Entre em contato para descobrir como podemos ajudar a estabelecer seu fundo em Luxemburgo.

Descubra como nossos serviços ajudam nossos clientes e parceiros para alcançar totalmente seu potencial de investimentos.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.