Se você está pensando em abrir um negócio no Equador, aqui está tudo que você precisa saber para passar pelos primeiros 90 dias.

A economia do Equador é a oitava maior da América Latina, o que abre muitas oportunidades, mas ainda há complexidades com as quais você deve lidar para começar um negócio no país.

Incorporação

O primeiro passo para investidores estrangeiros que desejem começar um negócio no Equador é decidir o tipo de entidade que irão incorporar. Pode ser uma corporação local, uma subsidiária local de uma entidade existente ou uma sociedade de responsabilidade limitada (SRL – Sociedad de Responsabilidad Limitada, em espanhol), sociedade ou empresa de capital misto. Para qualquer tipo de incorporação, você precisará obter uma identificação fiscal. Este processo pode levar entre 30 e 45 dias.

Se seu plano de incorporação envolve acionistas de um país estrangeiro, o processo será mais demorado, já que todos devem ter as documentações apropriadas. Isso inclui estatutos, procurações e identidades. A informação também deve ser traduzida para o Espanhol.

Uma coisa importante a considerar antes de decidir fazer negócios no Equador é que há um imposto de renda de 25%. Também é necessário dividir 15% de todos os lucros dedutíveis com os funcionários de todas as suas empresas. Isso significa que todos os negócios devem pagar cerca de 36% de suas receitas em impostos todo ano. Sendo assim, as empresas precisam entender que quaisquer lucros que tenham terão que ser parcialmente compartilhados com o governo e os colaboradores.

Todas as entidades são registradas e controladas pela Superintendência de Empresas e governadas pela Lei de Empresas. Há dois passos sem custo para começar um negócio no Equador com a Autoridade Municipal. A primeira é a aplicação para uma patente, que pode ser feita online e leva apenas cerca de 24 horas. A segunda é obter a licença de funcionamento. Isso envolve uma inspeção dos bombeiros que é geralmente feita em até 15 dias depois do registro. Depois da aprovação, a 'tasa de habilitación' é concedida e o custo da patente comercial, baseado nos bens da sua empresa, deve ser pago.

Compliance

Para combater a lavagem de dinheiro, o Equador possui regulações de Ultimate Beneficial Owner (UBO) em suas autoridades fiscais, bancos e outras entidades financeiras. Todos os acionistas terão que completar formulários obrigatórios para provar a legitimidade do negócio e dos acionistas.

Funcionários

Depois da incorporação, se uma empresa terá funcionários, ela deve ser registrada e obter credenciais da Administração de Previdência Social e do Ministério do Trabalho. O empregador deverá ter credenciais para contratar e registrar novos colaboradores. Durante o processo de contratação, é importante saber que mesmo se você não tiver vendas no momento, as obrigações em relação ao seu funcionário, tais como salário e benefícios, começam quando o contrato é assinado. Os colaboradores receberão a participação de 15% nos lucros no fim de cada período, se houver lucros. Depois que isso é distribuído, o empregador é responsável pelo imposto de renda.

Os funcionários recebem um décimo terceiro salário em dezembro. Os colaboradores também devem contribuir com a Previdência Social através de uma taxa de 9,45% de seu salário bruto. Também há um décimo quarto salário que corresponde a um salário mínimo, atualmente de US$ 386, pago em março ou agosto dependendo da região.

Localização

Nos primeiros 90 dias, você deve escolher onde sua empresa ficará localizada. Há incentivos para novos investimentos em cidades fora da capital e das principais cidades do Equador. O governo oferece estes incentivos de expansão para indústrias específicas.

Moeda

É importante saber que, desde 2000, a moeda local é o dólar americano. Todas as transações, incluindo salários, são pagos em dólares. A economia é estável e tem baixa inflação.

TMF Group

A TMF Group Equador foi estabelecida em 2006 e é uma provedora líder de contabilidade, compliance de impostos, recursos humanos, folhas de pagamento e gerenciamento de entidades legais, prestando serviços tanto a clientes locais quanto globais. Membro ativo da Câmara de Comércio Americana, a TMF Group está bem posicionada para ajudar você a navegar as complexidades de estabelecer uma empresa no Equador. Um time de profissionais experientes tem conhecimento local com alcance global, parte de uma operação no mundo todo para prestar serviços de suporte a negócios em 83 países. Entre em contato.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.