Quanto mais uma empresa cresce, maiores são as dores de cabeça para seu departamento de RH

Por exemplo, quando empresas se expandem para novos países, enfrentam desafios novos graças a diferenças em leis de compliance e considerações culturais. Quando se fundem ou adquirem outras empresas, devem reconciliar as políticas e procedimentos novos.

Enquanto lançamos nosso e-book Administração de RH: Conectando Forças de Trabalho Globais (disponível em inglês), vamos dar uma olhada em alguns dos grandes desafios que os times de RH enfrentam e as perguntas que eles devem fazer a si mesmos.

Manter o compliance

O "Big Data" passou de rumou a realidade. Mas, ainda que registros digitais e grandes bases de dados possam ajudar as funções de RH, elas também podem causar problemas para empresas internacionais – especialmente para garantir que os dados pessoais sejam administrados de acordo com as regulações relevantes em todas as jurisdições nas quais a empresa opera.

Mas os dados não são o único problema de compliance. Pesquisas recentes relataram que 70% dos empregadores não estão completamente confiantes em seu conhecimento de compliance internacional e requerimentos trabalhistas. Quanto maior e mais geograficamente dispersa é uma organização, maior o número de jurisdições a empresa deve entender.

Nuances culturais

As expectativas culturais também devem ser levadas em consideração. Em alguns países, os colaboradores responderão bem a uma supervisão mínima e a oportunidade de "ir direto ao assunto". Em outros, a impressão será de que a gestão é mais diretiva, e os funcionários que não receberem instruções compreensíveis e prescritivas podem se sentir desmotivados. Então, as melhores empresas alinham seus processos e sistemas de RH para acomodar expectativas locais. 

Estrutura do time de RH

Organizações internacionais têm escolhas a fazer em relação ao nível de suporte de RH em escritórios de filiais. É surrealista colocar um time de RH em todas as localizações, já que frequentemente não se têm funcionários suficientes para fazer valer o investimento. Mas se o time de RH estiver longe mais do quadro de funcionários, estes podem se sentir negligenciados ou não apoiados. O que é mais difícil para times de RH é garantir que atendam regulações e procedimentos locais em termos de compliance nesta área.

Ter um parceiro global com conhecimento local

Profissionais de RH frequentemente têm que dar suporte a funcionários em múltiplas localizações, o que os deixa esparsos e estressados. Os colaboradores mais distantes do diretor de RH mais próximo podem se sentir sem suporte e incomodados, o que pode levar a níveis mais altos de insatisfação e rotatividade.

É por isso que é recomendado que multinacionais trabalhem com parceiros externos que possam atuar como uma extensão do seu departamento de RH e aliviar a pressão sobre seus times ao lidar com uma variedade de tarefas e cargas administrativas que tornam a gestão de uma presença global tão complicada.

A TMF Group pode ajudar você a lidar com a carga administrativa, especialmente para funcionários em escritórios menores e mais remotos, nas seguintes tarefas:

  • Definir o relacionamento legal com seus novos colaboradores e suporte na integração.
  • Gerenciar demandas diárias de funcionários, lidar com a manutenção e monitoramento de dados de RH, e administração de férias, benefícios e contratos de prazo determinado.
  • Manter você em compliance localmente, lidando com coisas essenciais, tais como o manual do funcionário, qualquer auditoria do quadro de funcionários, provendo atualizações de compliance regulatório local e preparando e submetendo relatórios. 
  • E podemos ajudar você a gerenciar a saída de um funcionário, além de lidar com o processamento desta e a folha de pagamento. 

Com operações em todo o mundo, a TMF Group pode apoiar seus colaboradores em toda sua jornada com sua empresa – desde sua abertura até a expansão. Fale com nossos experts locais perto de você. 

Faça o download de nosso eBook Administração de RH: Conectando Colaboradores Globalmente (HR Administration: Connecting Global Workforces – disponível em inglês), e comece sua jornada para uma melhor administração global de RH. 

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.