Sou advogado tributário americano. Me formei na academia militar do exército americano em West Point, Nova Iorque. Me graduei  em Espanhol e Português. Meus professores eram um tentente coronel do exercito brasileiro formado na academia militar brasileira, Agulhas Negras, e o filho de missionários batistas americanos no Brasil. O amor da cultura brasileira começou aos dez anos de idade por causa do vizinho que me apresentou a musica brasileira, a Bossa Nova. Quando fiz treze anos de idade tive a oportunidade de ver Pele jogar com seu time, Santos. Quando me matriculei na academia militar foi uma questão de sobrevivência estudar português para balancear o meu mau rendimento na engenharia.

Eu me formei da escola de direito da Universidade de Miami. Também fiz o mestrado de direito tributário. Naquela época dos anos 1990, os brasileiros estavam no começo da sua chegada ao sul da Florida. A comunidade permanente de brasileiros em Pompano Beach existia mas nãoo era como e hoje em dia. Hoje ouço o português por todos lados nos condados de Dade e Broward. As comunidades maiores ficam em Nova Iorque-Newark, Massachusetts, Orlando e no sul da Flórida.

O Brasil é a maior economia da América do Sul e a letra  "B" no grupo de países BRIC. O Brasil tem desfrutado crescimento e estabilidade como nunca experimentou na sua historia. Muitos dos  problemas que os hispanos tiveram quando chegaram à Miami são os mesmos enfrentados pelos brasileiros na sua chegada aos Estados Unidos como por exemplo seguranca pessoal,  estabilidade politica e econômica. No momento das eleições federais essa perguntas ficam na mente dos brasileiros. As eleições na America Latina sempre são um fator desconhecido que ninguém pode prever. Apesar do resultado eleitoral, o Brasil ficará dividido.

Como ponto de vista engraçado, quando por fim o americano estava disposto a aprender espanhol, os brasileiros agora têm forçado os americanos a reconhecer o impacto brasileiro e fazer conta que o portugues não é espanhol!

Este artigo é o primeiro numa série que enfoca as considerações tributárias do brasileiro investindo nos Estados Unidos o que pensa em se mudar para os Estados Unidos.

Tem certeza que quer se tornar um cidadão americano?

O programa imigratório, EB5, tem atraído muita atenção dos advogados imigratórios como uma maneira de conseguir residência permanente nos Estados Unidos. O compromisso tributário de residência permanente obriga a declarar a renda mundial na declaração de renda estadounidense para o brasileiro que tem o "green card"  ou residência permanente. A prova tributária para determinar o estado de residência por propósito tributário é constituído de três provas distintas – presença substancial, Green Card, ou uma eleição tributária com base  no código do Internal Revenue Code IRC Sec 7701(b)(1)(A), que deixa  o contribuinte fazer a eleição para ser tratado como residente americano permanente. Dependo nas circunstâncias pessoais do contribuinte, essa decisão pode criar graves dificuldades ou resultados tributários.

Sob a Prova de Green Card  (quer dizer o visto de  residência permanente), o residente com o green card se considera como contribuite americano por questões tributárias e precisa declarar todas as rendas mundiais na declaração americana de renda. O contribuinte se considera como contribuinte americano até revogar este estado de residente permanente americano.

A Prova de Presença Substancial mede o número de dias de presença física nos Estados Unidos atravéz de um período de três anos. A regra diz que o contribuinte está presente numa maneira substancial se ficar pelo menos trinta um dias no ano atual e que tem presença nos Estados Unidos pelo menos 183 dias atravéz de três anos acabando no ultimo dia do ano fiscal, dia 31 de Dezembro do ano atual.

O cálculo usa uma fórmula que mede o ano atual numa maneira mais pesada que os anos anteriores. A Prova de Presença Substancial não se aplica se o contribuinte não fica nos Estados Unidos por mais de trinta um dias no ano atual.

Um exemplo pode ajudar o leitor à entender a fórmula tributária. Vamos supor que Chico Da Silva fica 120 dias nos Estados Unidos em 2014 como 2013 e 2012.

           Ano              Formula

           2014          120 dias  presente x1= 120 dias

           2013           120 dias x (1/3)= 40 dias

           2012           120 dias x (1/6)=20 dias

                  Média do Total= 180 dias

Uma exceção importante da Prova de Presenca Substancial é quando o contribuinte que não é residente permanente demonstra ao Departamento Fiscal Americano (IRS), por submissão do formulário #8840, ou seja,  mostrando que o contribuinte tem sua residência tributária no Brasil e tem uma conexão mais permanente com o Brasil do que com os Estados Unidos, apesar da Prova de Presença Substancial, o contribuinte não será considerado como contribuinte americano.

A localização da residência tributária do contribuinte é a residência que o contribuinte usa na declaração de renda para seus gastos dedutíveis de negócio. A Prova de Conexão Principal é uma prova mais subjectiva baseada na intenção do contribuinte com base na residência principal. A análise enfoca na quantidade de tempo que o contribuinte gasta no Estados Unidos em comparação com o Brasil. Também compara o valor da sua casa nos dois lugares ou se o contribuinte compra ou aluga a casa nas duas jurisdições. Também se considera os seguintes fatores:

  1. Tempo nos Estados Unidos por razões políticas ou da saúde
  2. A jurisdição onde mora a família do contribuinte e amigos.
  3. Localização da propriedade pessoal
  4. Estado imigratório ou visa
  5. Jurisdição onde o contribuinte está registrado para votar
  6. Jurisdição da licenca de condutor
  7. Jurisdição de negócios
  8. Jurisdição de afiliações religiosas e sociais

A eleição no primeiro ano para ser contribuinte americano deixa o contribuinte eleger se estiver nos Estados Unidos pelo menos trinta um dias no ano atual; (2) 75 por cento ou mais dos dias no periodo de prova; (3) O contribuinte satisfaz a Prova de Presença Substancial no próximo ano.

Resumo

A decisão para ser residente permanente por razões tributárias é uma decisão complicada em base em considerações pessoais e financeiras. O resultado para o brasileiro pode ser um desastre como as autoridades fiscais americanas têm a reputação mundial por sua aplicação das leis tributárias.

O próximo artigo na série enfocará no tratamento tributário das formas da renda abaixo do sistema americano. Este artigo começará nas alternativas para diminuir os impostos nos Estados Unidos.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.