Dando início ao cumprimento do acordo recentemente firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) visando a promoção da concorrência no setor de downstream (veja nosso alerta sobre essa decisão aqui), a Petrobras divulgou hoje teasers com informações relevantes para a venda de 4 (quatro) unidades de refino e sua infraestrutura logística associada no país. De acordo com as recomendações do CADE, a Petrobras deverá vender toda a sua participação em oito parques de refino em sete diferentes estados brasileiros.

A venda desses parques se dará por meio de processos competitivos independentes e será dividida em duas fases. A primeira fase, cuja etapa de divulgação de teasers se iniciou hoje, inclui os seguintes ativos: RNEST em Pernambuco, RLAM na Bahia, REPAR no Paraná e REFAP no Rio Grande do Sul.

Mais especificamente, com relação a cada um desses clusters, os teasers disponibilizados informam o seguinte:

Ainda, conforme informado pela Petrobras, compradores em potencial interessados em participar dos processos competitivos devem atender a todos os critérios de elegibilidade, conforme estabelecido nos teasers de oportunidade. Em suma:

  1. Empresas do Setor de Óleo e Gás: devem possuir receita anual, em 2018, acima de US$3,0 bilhões que possuem e operem ativos de produção, refino, transporte, logística, comércio, trading ou distribuição de petróleo e/ou seus derivados 
  2. Investidores Financeiros e Outros: investidor ou grupo econômico devem ter pelo menos US$1,0 bilhão em Ativos sob Gestão ou Controle

Os teasers da segunda fase, incluindo os Clusters REGAP, REMAN, SIX e LUBNOR, serão lançados ainda este ano, segundo a companhia.

Pertinente observar que o Brasil é o 6º maior consumidor de derivados de petróleo e o 9º maior produtor de petróleo do mundo, e seu mercado de derivados de petróleo está projetado para crescer acima da média do crescimento mundial nos próximos anos. Além disso, todas as regiões dos cluster contêm vantagens significativas de mercado que podem ser capturadas pelos entrantes.

Nosso time de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis se encontra inteiramente à disposição em caso de dúvidas ou para prestar informações adicionais.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.