A Petrobras adiou para o dia 4 de fevereiro a data de entrega das propostas da licitação destinada ao afretamento de uma sonda para o chamado pool, com capacidade para operar em lâmina d´água de 2 mil m. O prazo estava agendado para 28 de janeiro, mas a comissão de licitação postergou a data novamente, pouco tempo depois de já ter concedido uma outra extensão de prazo.

A estratégia do adiamento tem relação direta com a licitação da sonda para a área do BM-S-11, atualmente em curso. Ao que tudo indica, a Petrobras quer concluir primeiro a classificação da sonda do BM-S-11 antes de receber as propostas da concorrência do pool.

Assim, a estratégia evitaria que uma sonda bem classificada na licitação voltada ao projeto da Bacia de Santos pudesse ser ofertada na concorrência do pool. Isso teoricamente poderia fazer com que as empresas que não tiveram boa colocação no processo anterior apresentassem preços mais baixos na tentativa de garantir um contrato.

O pool

Programada para iniciar contrato em setembro, a sonda do chamado pool irá operar ao longo da costa, sem locação definida, podendo perfurar em qualquer bacia offshore. O contrato possui duas opções de prazo de afretamento, uma com 365 dias firmes mais 365 dias opcionais a serem acordados pelas duas partes e outra com 730 dias firmes. No entanto, a Petrobras tem a opção de encerrar o contrato após 365 dias, desde que comunique a decisão com três meses de antecedência.

Como as exigências técnicas da sonda são mais brandas, a tendência é de que a licitação atraia um número maior de empresas interessadas. O edital da concorrência foi lançado no ano passado, antes da entrada em vigor da Lei das Estatais, que alterou a forma de contratar da Petrobras.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.