Com previsão de concluir até meados deste ano suas principais obras de transmissão de energia no país, a State Grid Brazil Holding (SGBH), braço da gigante chinesa State Grid em transmissão de energia no Brasil, se prepara agora para um novo momento no setor elétrico brasileiro. Sem novas obras na carteira, a companhia mira os próximos leilões da Aneel em busca de oportunidades de aquisições de ativos. Também estão nos planos da companhia a expansão no continente, com foco em Chile, Peru, Colômbia e Argentina.

“Neste ano vamos concluir os projetos ‘greenfield’ [feitos a partir do zero] e também estaremos olhando para participar dos leilões [de transmissão] que virão em 2019”, disse ao Valor Cai Hongxian, principal executivo da companhia no Brasil.

Cai admitiu ter se assustado com a declaração de Jair Bolsonaro, quando candidato, contra o crescimento de investimentos chineses no setor elétrico brasileiro. Agora, porém, o executivo disse estar otimista com o novo governo. Segundo ele, o governo Bolsonaro demonstrou entender a necessidade de estimular investimentos privados em infraestrutura, e que esses investimentos são fundamentais para o país reduzir custos logísticos e ganhar competitividade em vários setores da economia, como agronegócios e mineração. Cai acrescentou que a State Grid se vê estável e confortável no Brasil.
“Estamos atuando como uma companhia brasileira”, afirmou. A SGBH possui 655 funcionários.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.