A Petrobras irá encaminhar nesta segunda-feira (14/1) a indicação da União de três novos membros para parte das vagas reservadas ao acionista controlador em seu Conselho de Administração. A informação foi revelada por uma alta fonte da petroleira, sem antecipar os nomes selecionados, mas confirmando o afastamento de mais um conselheiro do atual colegiado nas próximas 72 horas e de um outro mais adiante, possivelmente em abril, quando vence o mandato dos representantes eleitos pelo acionista controlador e será realizada a Assembleia Geral Ordinária da Petrobras.

A escolha dos novos conselheiros vinha sendo concentrada em profissionais da área de Mercado, Direito, Transformação Digital, Executivos com experiência na área de CEO ou em grandes fundações. Os novos conselheiros indicados ocuparão as vagas deixadas por Luiz Nelson Guedes de Carvalho, ex-presidente do colegiado, e Francisco Petros Oliveira Lima Papathasiadis, que renunciaram no início de janeiro, e uma das cadeiras de Segen Estefen Farid e Durval José Soledade Santos, ambos já certos de serem desligados, sendo que em momentos distintos.

Os nomes dos indicados serão encaminhados à área de Governança & Compliance para elaboração de BCI (background checks). Cumprida essa etapa, o Comitê de Remuneração e Sucessão, atualmente comandado pela conselheira Ana Zambelli, fará análise da documentação, podendo executar essa tarefa em reunião ordinária, realizada uma vez por mês, sempre antes da reunião do CA, ou em reunião extraordinária.

Cabe ao comitê a tarefa de encaminhar a proposta ao Conselho de Administração da Petrobras, recomendando ou não a indicação da União. O colegiado vota a proposta e, caso seja aprovada, os novos conselheiros já podem assumir as funções, ainda que a nomeação só seja oficializada posteriormente na Assembleia Geral.

A União manterá as conselheiras Ana Zambelli e Clarrisa Lins, ambas indicadas ainda na gestão do ex-presidente Pedro Parente, em abril, e Jerônimo Antunes, que atualmente responde como presidente interino do colegiado. A formação do colegiado seguirá contando com Sônia Júlia Sulzbeck Villalobos e Marcelo Mesquita de Siqueira Filho, ambos eleitos pelos acionistas com ações preferenciais, Danilo Ferreira da Silva, representante dos empregados, e Roberto Castello Branco.

Durante a gestão de Pedro Parente à frente Petrobras, foi realizado um estudo pela Russel Reynolds para avaliar as áreas onde havia carência de conhecimento no CA da empresa. A indicação dos novos nomes foi feita com base nesse estudo.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.