A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou o registro da instalação do Terminal Gás Sul (TGS), em São Francisco do Sul. A Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito – GNL, projetada pela Golar Power, deverá ser instalada na Baía Babitonga, na região do Sumidouro e a 300 metros da costa. A autorização foi assinada pelo diretor-geral da Antaq, Mário Povia, e publicada ontem no Diário Oficial da União, entrando imediatamente em vigor.

Na decisão, Povia julgou procedentes as argumentações da empresa e suficientes todas as documentações apresentadas ao longo do processo na agência. Com a autorização emitida, o TGS está apto a dar continuidade em seu processo de implantação. No Brasil, a empresa já opera três unidades semelhantes a que será implantada na Baía da Babitonga (foto).

Conhecida como Floating Storage and Regasification Unit (FSRU), a unidade é um navio adaptado com tanques para armazenar o gás natural liquefeito e transformá-lo novamente em gás, terá capacidade de fornecer 15 milhões de metros cúbicos do combustível por dia. O objetivo do empreendimento é fomentar o desenvolvimento de indústrias locais, como a de cerâmica, de metalmecânica e de vidro, além de suprir a demanda de termelétricas próximas ao terminal.

Segundo a Golar Power, a solução é ambientalmente sustentável e aumentará a segurança energética do Sul do País, após o término de parte dos contratos do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), em 2019. O empreendimento também passou por audiências públicas e está em fase final do processo para obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), no momento aguardando parecer técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Fonte: NSCTotal

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.