A Brado adquiriu três novas locomotivas AC44i da GE Transportation em novembro. Os maquinários serão utilizados nos trechos Araraquara-Rondonópolis (mercado interno) e Araraquara-Santos (exportação). Com uma operação customizada e mais de 60 diferentes produtos transportados, a frota adicional visa otimizar os fluxos e as projeções comerciais entre o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Todos os dias, um trem com 50 vagões e 100 contêineres, em média, sai do terminal da Companhia em Rondonópolis.

"Nosso planejamento permite um round-trip (viagem completa) em que os contêineres nunca rodam sem cargas", afirma o diretor Comercial e de Operação da Brado, Marcelo Saraiva. "Descemos de Rondonópolis para Araraquara com commodities agrícolas e retornamos com produtos industrializados".

Para atender as demandas do comércio exterior, as novas locomotivas que irão se deslocar entre Araraquara e Santos estão integradas ao novo desenho operacional do terminal para 2019. Com a utilização de pórticos elétricos, a empresa está otimizando a movimentação multimodal de contêineres na carga e descarga do trem, facilitando o posicionamento para estufagens internas de açúcar e celulose.

"As operações de açúcar e celulose representam 100% das cargas do terminal de Araraquara nesta época", diz Saraiva. "Com a ampliação da frota certamente teremos um crescimento significativo na operação com a entrada de novos produtos no próximo ano".

Diferenciais da AC44i

A locomotiva AC44i conta com um motor GE FDL de 16 cilindros que entrega uma potência de 4.500 HP e tração de corrente alternada (AC). Esse tipo possibilita um controle de deslocamento muito mais fino do que o de motor de corrente contínua (DC), evitando que as rodas patinem por conta do esforço excessivo durante o transporte – situação rotineira nos trechos com fortes aclives e declives.

As três novas AC44i são para trilhos de bitola larga (com espaço de 1,6 metros entre os trilhos). Com essa aquisição, a frota da Brado passa a contar com 16 locomotivas, sendo 11 de bitola larga e cinco de bitola estreita (espaço interno de 1 metro entre os trilhos).

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.