O Governo Federal publica, no dia 29 de novembro, o edital de licitação para a construção do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), em Capuaba, Vila Velha. A fase seguinte será o leilão da obra na Bolsa de Valores de São Paulo em 2019. Serão investidos R$ 120 milhões na construção pela empresa ganhadora da concorrência pública.

O TGL vai movimentar produtos como diesel, gasolina, álcool e biodiesel, que serão drenados de navios do novo Cais de Atalaia (em construção), seguindo por dutos até a armazenagem estática (tancagem) com capacidade para 60.000 m³. Sua conclusão e início das operações estão previstas para 2020.

O terminal para o armazenamento de combustíveis ocupará área de 75.000 m², e entrou como prioridade no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do GF. A expectativa é que sejam gerados 450 empregos diretos e indiretos durante a implantação, e 300 diretos e indiretos no início das operações.

O TGL vai atender ao mercado de combustíveis regional. Atualmente, a grande maioria das descargas de navios com combustíveis vem ocorrendo através de porto privado, portanto, fora da gestão da Codesa.

"É mais um importante passo para dar fim às constantes crises de abastecimento de combustíveis no estado. Uma vitória", destacou o presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro. "O mercado de combustíveis pedia há anos uma obra desse porte, e estamos tirando do papel o projeto para concretizá-lo", enfatizou Walter Arruda, diretor do Porto de Vitória.

Fonte: Ascom Codesa

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.