O setor de saúde foi o segmento que mais apresentou atos de concentração ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2017. De acordo com os dados disponíveis no site da autarquia ("Cade em números"), foram 29 operações notificadas durante o último ano, incluindo transações internacionais (Bosch Rexroth/Aventics GmbH) e nacionais, como, por exemplo, as aquisições realizadas pelo Grupo Notre Dame Intermédica do Hospital São Bernardo S.A, do Grupo Nova Vida e do Grupo Cruzeiro do Sul.

O setor de saúde também foi destaque em investigações de práticas anticompetitivas em 2017, com 4 processos administrativos julgados pelo Tribunal Administrativo do Cade, além de 20 Termos de Cessação de Conduta (TCC) propostos por empresas para encerrar investigações em curso.

Em pronunciamentos públicos recentes, integrantes do CADE apontaram que o setor de saúde tem chamado a atenção do órgão pelo significativo aumento na verticalização da cadeia de serviços médico-hospitalares, inclusive pela crescente participação de médicos no controle de hospitais e envolvimento dos hospitais em associações de planos de saúde. Cogita-se a criação de um grupo de trabalho entre o CADE, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde para avaliar possíveis problemas estruturais do setor. Há a expectativa, portanto, de que o setor de saúde continue nos holofotes do CADE no ano de 2018.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.