A Diretoria Executiva da Petróleo Brasileira S.A. – Petrobras aprovou, nesta última quinta-feira (29 de junho de 2017), alterações à nova política de preços de diesel e de gasolina comercializados por suas refinarias com vigência a partir desta segunda-feira, 3 de julho de 2017. O objetivo da referida alteração é aumentar a frequência de ajustes nos preços de combustíveis, que poderão ocorrer inclusive diariamente, bem como agilizar a tomada de decisão da Companhia sobre a matéria.

A referida revisão possibilitará ajustes de preço imediatos, permitindo uma maior aderência aos preços de combustíveis praticados no mercado internacional, em comparação à avaliação mensal, originalmente prevista, para eventual revisão de preços. Isso porque, segundo a avaliação do Grupo Executivo de Mercado e Preço (GEMP) da Petrobras, a nova política de preços, aprovada em 13 de outubro de 2016, não estava acompanhando a volatilidade da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados de forma satisfatória.

Dessa forma, a Diretoria Executiva da Petrobras, originalmente competente para aprovar a política de preços e estruturas básicas de preço dos produtos da Petrobras, conforme artigo 34, inciso II, item (c) do seu Estatuto Social, passará a delegar à área técnica de marketing e comercialização da Companhia poderes para realizar ajustes nos preços, a qualquer tempo, desde que:

  1. os reajustes acumulados por produto estejam dentro de uma faixa determinada de -7% a +7% da média de preço do produto no Brasil;
  2. a margem definida pelo GEMP seja observada; e
  3. qualquer alteração fora da faixa indicada no item (a) acima deverá ser autorizada pelo GEMP.

Importante observar que os princípios da nova política de preços de diesel e de gasolina comercializados pela Petrobras permanecerão aplicáveis, a saber:

  1. preço de paridade internacional, incluindo custos de frete marítimo, custos internos de transporte e taxas portuárias;
  2. margem para remuneração dos riscos inerentes à operação, incluindo volatilidade da taxa de câmbio e de preços, custos de sobreestadias e lucro, além de tributos;
  3. nível de participação no mercado; e
  4. vedação de adoção de preço abaixo da paridade internacional.     

Embora a política de preços seja relativa à gasolina e ao diesel comercializados por suas refinarias (midstream), esse redirecionamento da política de preços deverá ter impactos em outros combustíveis (etanol, por exemplo) e nos segmentos de importação e distribuição de combustíveis (downstream). A esse respeito, vale lembrar que a Petrobras informou recentemente, por meio de Fato Relevante, que está sendo estudada a abertura de capital da sua subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora) no Novo Mercado, segmento especial do mercado de ações. Maior transparência e objetividade na formação de preços de combustíveis são elementos essenciais para o amadurecimento da indústria de combustíveis.

Futuros ajustes de preços de combustíveis passarão a ser divulgados através da Internet ( www.petrobras.com.br/precosdistribuidoras).

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.