Duas petroleiras anunciaram nesta semana que estão investindo em fontes alternativas. A ExxonMobil fechou uma parceria com outras duas empresas para a produção de biocombustíveis fabricados a partir de resíduos agrícolas e a BP anunciou que investiu numa start-up chinesa de carregamento de veículos elétricos.

A ExxonMobil e a Renewable Energy Group fecharam uma parceria com a Clariant, empresa líder em especialidades químicas, para produção de biocombustíveis. As empresas assinaram um acordo conjunto para pesquisar o uso potencial de açúcares celulósicos, provenientes de resíduos agrícolas, para a produção de biocombustíveis, como por exemplo o biodiesel. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante o processo. Os testes iniciais serão em Straubing, na Alemanha, na fábrica da Clariant.

Já a BP, por meio de sua subsidiária BP Ventures, anunciou que investiu na PowerShare, empresa chinesa de carregamento de veículos elétricos. A start-up fornece um sistema de nuvem que conecta os motoristas, os operadores dos pontos de recarga e os fornecedores, com informações sobre postos de carregamento, demanda e capacidade de fornecimento das redes. A China é considerada o maior mercado de veículos elétricos do mundo. Em 2017, foram vendidos 1,2 milhão de VEs no mundo, sendo metade destes para o mercado chinês.

Fonte: Brasil Energia

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.